Por que o pavão abre sua cauda em leque?

A cauda do pavão é um dos maiores espetáculos do mundo das aves. É o exemplo mais conhecido de dimorfismo sexual em todo o reino animal.
Por que o pavão abre sua cauda em leque?

Última atualização: 12 Junho, 2021

O enorme e belo leque que é a cauda do pavão fascina os humanos há séculos. Por que essas cores tão marcantes? É adaptativo chamar tanta atenção?

Enquanto a fêmea dessa espécie se dedica à criação dos filhotes, o macho deve tentar acasalar o maior número de vezes possível e pode atingir em média 3 cópulas por estação reprodutiva. Esse é o aspecto-chave para sacrificar a camuflagem sendo uma presa. Se você quiser saber mais detalhes sobre o assunto, continue lendo.

Dimorfismo sexual

O pavão-comum (Pavo cristatus) possui um dos dimorfismos sexuais mais marcantes do reino animal. Enquanto o macho tem penas de cores vivas e metálicas e uma longa cauda que pode ser erguida, a fêmea apresenta tons acastanhados, mais opacos e acompanhados de uma longa cauda, que, entretanto, não pode ser aberta.

As espécies que apresentam essa diferença tão abrupta entre os sexos tendem a aproveitar a estratégia de priorizar a vida da fêmea contra possíveis ataques. Dessa forma, o pavão pode servir de isca para afastar os predadores do ninho, onde a fêmea se esconde com os filhotes.

 

 

Pavão macho cortejando pavão fêmea

Razões pelas quais o pavão abre sua cauda

A cauda dessa ave é claramente incômoda, tanto para voar quanto para andar no solo. Então, qual é a utilidade de toda essa parafernália para o pavão? Existem 2 explicações para isso, que você pode ler nas linhas a seguir.

Cortejo

O espécime com a cauda mais bonita, arrumada e colorida será, naturalmente, o escolhido para perpetuar seus genes. Durante o cortejo, o macho abre, agita e mostra a cauda para a fêmea, a fim de convencê-la de que ele é espécime mais saudável e bonito.

Uma hipótese recente defende que a função da cauda não é tão relevante, uma vez que as fêmeas não direcionam muito o olhar para ela durante o cortejo. No entanto, parece que elas têm uma grande capacidade de perceber o contraste entre o azul, o verde e o preto da plumagem do macho, por isso dirigem o olhar para todo o espetáculo e não apenas para a cauda.

Territorialidade

Quando um macho abre a cauda diante de outro macho, geralmente se trata de uma ameaça ou uma defesa do território. Com isso, o pavão tenta parecer maior e mais forte que seu adversário para intimidá-lo. Assim como as cores e o diâmetro da cauda aberta servem para conquistar a fêmea, também indicam saúde e força contra um competidor da mesma espécie.

Curiosidades sobre a cauda do pavão

Para concluir, aqui estão algumas informações adicionais sobre a gama de cores dessa bela ave:

  • A cauda do pavão é tem até 150 penas.
  • Cada uma dessas penas pode medir até 1,5 metro de comprimento.
  • As manchas ovais no final de cada pena são chamadas de ocelos, devido à sua semelhança com o formato de um olho.
  • As fibras das penas da cauda, ao contrário das do resto do corpo, possuem uma estrutura que não as torna aptas para o voo, pois sua função é ornamental.
  • Estudos recentes revelaram que os machos vibram o pequeno penacho de penas em suas cabeças enquanto agitam suas caudas. Além disso, a fêmea parece vibrar sua própria coroa em resposta.

 

Por que os pavões abrem a cauda?

Como se pode ver, algo que à primeira vista não parece ser muito compatível com a sobrevivência pode ter suas razões de existência. Embora pareça cruel aos olhos humanos que um membro do casal se sacrifique a fim de preservar seus genes, é uma técnica eficaz para proteger a prole.

Pode interessar a você...

O avestruz enterra a cabeça no chão? Verdade ou mito
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
O avestruz enterra a cabeça no chão? Verdade ou mito

Pode-se afirmar, sem dúvida, que o avestruz não enterra a cabeça no chão para se defender. Esse é um mito, embora muito popular.