Posso ter um esquilo como animal de estimação?

janeiro 24, 2019
Como um animal de origem selvagem, terá um comportamento complicado de controlar e será necessário suprir algumas de suas necessidades antes de adotá-lo e enquanto viverem em sua casa. 

Os esquilos são mamíferos muito ativos, amigáveis ​​e ágeis. Estes pequenos animais são geralmente castanhos, atingem cerca de 45 centímetros e são notáveis ​​por terem uma cauda enorme e bonita, que eles usam para manter a estabilidade e equilíbrio. Mas será que é possível ter um esquilo como animal de estimação?

O esquilo tem um aspecto terno e cativante, e tem o hábito de viver em densas florestas, lugares onde eles podem correr e usar toda a sua capacidade física. Quanto à sua área geográfica, esses animais podem ser encontrados nos cinco continentes.

Características do esquilo como animal de estimação

Os esquilos são animais muito indisciplinados e hiperativos, por isso é essencial conhecer algumas de suas características antes de adotá-los:

  • Uma vez acostumados ao ser humano, eles não mais saberão como lidar bem com outros esquilos ou viver em seu habitat. Se decidirmos adotá-lo, devemos saber que ele não pode ser abandonado.
  • Eles têm o hábito de morder as pessoas, se elas os incomodarem muito, ou quando se sentem em perigo. Por esta razão, não é aconselhável tê-los em lares com crianças pequenas ou idosos.
  • Eles são especialmente barulhentos. Gritam e emitem sons ao longo do dia para expressar como se sentem. Para viver com eles, você deve ser muito tolerante com o barulho, pois eles podem deixar algumas pessoas nervosas.
  • Apresentam um comportamento incontrolável. Não se esqueça de que estes são animais selvagens.
  • Eles não podem ficar sozinhos, então precisam de muito tempo e atenção. Você sempre tem que estar prestando atenção neles, brincar e deixá-los sair.
  • Eles precisam de muita liberdade. Como são curiosos e ativos por natureza, precisam de espaço para correr, escalar e explorar. Eles serão mais felizes se tiverem permissão para correr pela casa.
  • Esquilos às vezes marcam território. Quando andam soltos pela casa, o pequeno animal de estimação vai urinar em poltronas, tapetes e muitos outros utensílios domésticos.
  • Seus hábitos são diurnos. Eles se exercitam e são mais ativos durante o dia, e durante a noite, dormem.
Esquilo como animal de estimação

Dicas para ter um esquilo como animal de estimação

  1. Como vimos, para ter um esquilo como animal de estimação, temos que ter certeza de que ele receberá os cuidados necessários.
  2. É preferível comprar um diretamente de um criador ou de um profissional autorizado, para se certificar de que está em boas condições de saúde. Por exemplo, não é recomendado comprar um esquilo online.
  3. Não tente domar um esquilo selvagem, pois eles podem transmitir muitas doenças. Além disso, é difícil se acostumar com uma vida doméstica e podem morrer de estresse.
  4. Sua adoção é recomendada após dois meses do nascimento, pois nessa idade ele já pode ser separado da mãe.
  5. É importante mantê-lo perto das pessoas, porque são animais muito sociáveis ​​e precisam desses estímulos em seu ambiente.
  6. Eliminar ou manter longe os produtos tóxicos que poderiam estar em casa, porque esses animais podem roê-los ou comê-los por curiosidade.
Esquilo em gaiola

Do que os esquilos precisam para viver em casa?

Uma gaiola adequada

Esses roedores, além de um grande espaço para exploração e brincadeiras, precisam de um lugar tranquilo em casa para descansar. O ideal é colocar a gaiola em um lugar onde a luz não chegue diretamente.

Também é importante que a gaiola seja grande, para que eles possam realizar o exercício diário de que precisam, e até mesmo para que possam escalá-la.

É aconselhável colocar dentro da gaiola ramos naturais com os quais eles possam afiar suas unhas e usar os dentes.

Estes pequenos animais de estimação também gostam de ter um ninho para dormir. Ele pode ser construído em uma caixa de papelão e podem ser colocados tecidos, palha e algodão dentro.

O importante é que o seu espaço seja silencioso e confortável, permitindo que eles se aconcheguem e se sintam protegidos ao dormir.

Vale notar que os esquilos não podem ser forçados a entrar na gaiola, mas eles próprios decidem quando querem entrar.

Dieta adaptada às suas necessidades

Esquilos geralmente se alimentam de frutas, sementes, bolotas, nozes, flores e, também, alguns insetos. Portanto, em casa você tem que lhe oferecer uma ampla variedade de frutas e legumes.

Esquilos comem de duas a cinco vezes por dia e, para terem uma dieta equilibrada, é aconselhável consultar um veterinário.

Finalmente, deixe sempre à disposição uma garrafa de água em sua gaiola, assim como fazemos com outros roedores, como coelhos domésticos.