Poupa-eurasiática: características, comportamento e habitat
Escrito e verificado por o veterinário Eugenio Fernández Suárez
A poupa-eurasiática (Upupa epops) é um pássaro muito impressionante que podemos encontrar em países como a Espanha e que influenciou muitas culturas de uma maneira bastante única.
Devido a essa enorme distribuição, a poupa-eurasiática é conhecida de várias maneiras: boubela, poupão, poupa-pão e poupinha. Esse animal pertence ao curioso grupo de bucerotiformes, no qual também podem ser encontrados os calaus.
Características gerais
Se esse animal é reconhecido por alguma coisa, é por sua aparência. Ele possui um peito e uma cabeça cor de canela que contrastam com as asas e a cauda listradas de preto e branco, o que lhe confere uma imagem muito marcante tanto em voo quanto parado em algum galho.
Mas o que mais atrai a atenção para a aparência da poupa-eurasiática é sua crista vistosa e a cor de canela do corpo, que é coberta com plumas pretas de bordas brancas. Tudo isso, juntamente com seu bico longo e curvo, fazem desse animal uma ave especialmente impressionante.
Seu modo de voar é especialmente característico, pois, além dessas asas curiosas, o que chama a atenção é seu voo errático, no qual realiza elevações após as quais fecha as asas, fazendo a ave parecer uma grande borboleta.
Comportamento da poupa-eurasiática
A poupa-eurasiática passa grande parte do seu tempo no solo, por isso ela caminha como o estorninho e outros pássaros semelhantes. Isso se deve à sua maneira de se alimentar. Seu bico curvo é usado para vasculhar excrementos de animais, fazendo com que seja uma espécie que, semelhante à garça-vaqueira, está ligada ao gado.
Essa ave ambém é uma ótima devoradora de insetos, visto que podemos encontrá-la consumindo larvas, grilos ou besouros. Além disso, a poupa-eurasiática é um dos principais predadores de um inseto pouco querido pelas pessoas: a traça.
Esses animais fazem ninhos em árvores velhas, fendas ou buracos nos prédios. Nesses ninhos, a poupa-eurasiática e outras espécies, como o martim-pescador, depositam muitas fezes, o que provoca um odor desagradável aos ninhos, evitando que os predadores se aproximem.
As fêmeas liberam uma secreção desagradável com a qual se untam, fazendo o mesmo com os ovos, o que aparentemente aumenta as chances de que eles eclodam.
Habitat da poupa-eurasiática
Esse pássaro vive em regiões secas, embora possa ser encontrado em áreas de florestas e frutíferas. Na verdade, em grande parte da Europa, esses pássaros apenas fazem ninhos, pois não permanecem durante todo o ano (exceto na metade sul da Espanha e nas Ilhas Canárias).
O habitat da poupa-eurasiática se estende a praticamente toda a Europa e a Ásia, bem como a grande parte do continente africano.
Em Madagascar, há uma espécie própria conhecida como poupa-de-madagáscar, embora seja muito semelhante à do resto do continente. As populações da Sibéria central e oriental migram para a Ásia central, enquanto as europeias migram para o sul do Saara, na África.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.