Qual é a melhor raça de cães para a caça?
Escrito e verificado por o advogado Francisco María García
Apesar das muitas campanhas contrárias, a caça continua tendo muitos adeptos na Espanha. E para os fãs deste “esporte”, nada melhor do que a companhia de um bom cão de caça. A seguir, vamos conhecer as melhores raças de cães para a caça e para desfrutar de atividades ao ar livre.
As melhores raças de cães para a caça:
Podengos
Ir à caça com cães podengos poderia ser considerada uma espécie de tradição em muitos países. Embora os tipos de podengos não sejam tão reconhecidos internacionalmente, o talento deles para a caça é admirável.
Não só graças ao seu potente olfato, mas também pela resistência física, velocidade e determinação que possuem.
Os podengos incluem várias raças de cães muito antigas, originárias da bacia do Mediterrâneo. O corpo rústico e muito resistente deles permite-lhes executar seu trabalho com total destreza, mesmo em terrenos acidentados e em climas desfavoráveis.
Na Espanha, sem dúvida, devemos destacar o cão andaluz, o dogue canário e o cão de Ibizan. Pelo excelente desempenho na caça de coelhos e de outros roedores, eles são popularmente conhecidos como ‘coelheiros’.
Eles são animais muito úteis e corajosos quando participam de caçadas. Por causa de sua versatilidade, eles podem caçar sozinhos e em grupos, e sempre garantir resultados ótimos.
Outras raças de cães com excelentes habilidades de caça
Embora, os podengos se destaquem historicamente como uma das melhores raças de cães para a caça, existem também outras raças de cães com instintos de caça ideais. A seguir, falaremos de algumas outras raças bastante competentes:
Sabujo espanhol
Classicamente, os sabujos espanhóis são cães destinados a localizar as presas para “empurrá-las” até o local onde o dono da caça a espera.
Isto é, eles são ‘facilitadores’ da caça, ao invés de caçadores. Eles também ajudam os caçadores a saberem onde estão as presas e identificam mudanças ou perigos em seu ambiente.
Foxhound Inglês
O foxhound inglês é uma raça de cães criada e aperfeiçoada para o exercício da caça menor.
Fisicamente é um cão forte e resistente, mas leve e muito ágil, com sentidos muito desenvolvidos para perseguir a presa.
Em relação ao seu caráter, eles são animais hiperativos, um tanto independentes, mas muito leais aos seus mestres.
Com essas qualidades, o foxhound inglês pode ser considerado uma das melhores raças de cães para a caça.
Como animais de estimação, eles exigem atenção especial no seu treinamento e socialização, para evitar assim problemas comportamentais, como latidos excessivos ou comportamento destrutivo.
Basset hound
O basset hound é uma raça de cães de origem francesa que tem sido historicamente usada para a caça.
Como eles têm um grande número de receptores olfativos em seu focinho, podem seguir rastros com grande facilidade. Seu caráter leal e persistente torna-o a companhia ideal para um longo dia de caça.
Infelizmente, estes cães conquistaram uma injusta má-fama por serem muito teimosos e difíceis de treinar. Na realidade, o Basset tem uma personalidade forte, mas mostra grande inteligência e sensibilidade no treinamento.
Bloodhound (cão de Santo Humberto)
O bloodhound é o cão que mais tem receptores olfativos em seu nariz. Esta característica natural faz com que ele tenha um desempenho incomparável ao perseguir rastros.
Historicamente, eles têm sido usados para a caça maior, já que são cães grandes e pesados, com muita resistência física.
Atualmente, esses cães também são amplamente utilizados para atividades de rastreamento, busca e salvamento.
Além disso, devido à sua natureza fiel, dócil e paciente, o bloodhound ganhou muita popularidade como cão de companhia.
Galgos
Os galgos são reconhecidos mundialmente como os cães mais rápidos no mundo e, também, demonstram fortes instintos caçadores.
No entanto, devido à exploração histórica de seu “trabalho”, o uso de galgos para a caça é limitado ou proibido na maioria dos países.
Setter
Todos os cães da família Setter são muito hábeis na caça e rastreio. Mas sua especialidade é indicar, isto é, esses cães se deitam para mostrar ao seu dono caçador onde está a presa desejada.
Entre eles, o setter inglês destaca-se devido a sua capacidade olfativa e enorme resistência física.
Pointer
Os cães pointer também são cães treinados para o trabalho de ‘indicar’ na caça. De fato, seu próprio nome deriva de sua capacidade de “apontar” ou “indicar” a presa.
Para muitos especialistas, esta é uma das melhores raças de cães para a caça em vários tipos de terreno, por suas qualidades físicas e cognitivas.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.