Qual é a melhor raça de cães para a caça?

· janeiro 29, 2019
Há um número de raças nativas da Espanha que se destacam por seu olfato apurado, determinação, resistência e velocidade. 

Apesar das muitas campanhas contrárias, a caça continua tendo muitos adeptos na Espanha. E para os fãs deste “esporte”, nada melhor do que a companhia de um bom cão de caça. A seguir, vamos conhecer as melhores raças de cães para a caça e para desfrutar de atividades ao ar livre.

As melhores raças de cães para a caça:

Podengos 

Ir à caça com cães podengos poderia ser considerada uma espécie de tradição em muitos países. Embora os tipos de podengos não sejam tão reconhecidos internacionalmente, o talento deles para a caça é admirável.

Não só graças ao seu potente olfato, mas também pela resistência física, velocidade e determinação que possuem.

Cachorro podengo

Os podengos incluem várias raças de cães muito antigas, originárias da bacia do Mediterrâneo. O corpo rústico e muito resistente deles permite-lhes executar seu trabalho com total destreza, mesmo em terrenos acidentados e em climas desfavoráveis.

Na Espanha, sem dúvida, devemos destacar o cão andaluz, o dogue canário e o cão de Ibizan. Pelo excelente desempenho na caça de coelhos e de outros roedores, eles são popularmente conhecidos como ‘coelheiros’.

Eles são animais muito úteis e corajosos quando participam de caçadas. Por causa de sua versatilidade, eles podem caçar sozinhos e em grupos, e sempre garantir resultados ótimos.

Outras raças de cães com excelentes habilidades de caça

Embora, os podengos se destaquem historicamente como uma das melhores raças de cães para a caça, existem também outras raças de cães com instintos de caça ideais. A seguir, falaremos de algumas outras raças bastante competentes:

Sabujo espanhol

Classicamente, os sabujos espanhóis são cães destinados a localizar as presas para “empurrá-las” até o local onde o dono da caça a espera.

Isto é, eles são ‘facilitadores’ da caça, ao invés de caçadores. Eles também ajudam os caçadores a saberem onde estão as presas e identificam mudanças ou perigos em seu ambiente.

Sabujo espanhol

Foxhound Inglês

O foxhound inglês é uma raça de cães criada e aperfeiçoada para o exercício da caça menor. 

Fisicamente é um cão forte e resistente, mas leve e muito ágil, com sentidos muito desenvolvidos para perseguir a presa.

Em relação ao seu caráter, eles são animais hiperativos, um tanto independentes, mas muito leais aos seus mestres.

Foxhound Inglês

Com essas qualidades, o foxhound inglês pode ser considerado uma das melhores raças de cães para a caça. 

Como animais de estimação, eles exigem atenção especial no seu treinamento e socialização, para evitar assim problemas comportamentais, como latidos excessivos ou comportamento destrutivo.

Basset hound

O basset hound é uma raça de cães de origem francesa que tem sido historicamente usada para a caça.

Como eles têm um grande número de receptores olfativos em seu focinho, podem seguir rastros com grande facilidade. Seu caráter leal e persistente torna-o a companhia ideal para um longo dia de caça.

Basset hound

Infelizmente, estes cães conquistaram uma injusta má-fama por serem muito teimosos e difíceis de treinar. Na realidade, o Basset tem uma personalidade forte, mas mostra grande inteligência e sensibilidade no treinamento.

Bloodhound (cão de Santo Humberto)

O bloodhound é o cão que mais tem receptores olfativos em seu nariz. Esta característica natural faz com que ele tenha um desempenho incomparável ao perseguir rastros.

Historicamente, eles têm sido usados ​​para a caça maior, já que são cães grandes e pesados, com muita resistência física.

Bloodhound

Atualmente, esses cães também são amplamente utilizados para atividades de rastreamento, busca e salvamento.

Além disso, devido à sua natureza fiel, dócil e paciente, o bloodhound ganhou muita popularidade como cão de companhia.

Galgos

Os galgos são reconhecidos mundialmente como os cães mais rápidos no mundo e, também, demonstram fortes instintos caçadores.

No entanto, devido à exploração histórica de seu “trabalho”, o uso de galgos para a caça é limitado ou proibido na maioria dos países.

Galgo

Setter

Todos os cães da família Setter são muito hábeis na caça e rastreio. Mas sua especialidade é indicar, isto é, esses cães se deitam para mostrar ao seu dono caçador onde está a presa desejada. 

Entre eles, o setter inglês destaca-se devido a sua capacidade olfativa e enorme resistência física.

Setter inglês

Pointer

Os cães pointer também são cães treinados para o trabalho de ‘indicar’ na caça. De fato, seu próprio nome deriva de sua capacidade de “apontar” ou “indicar” a presa.

Para muitos especialistas, esta é uma das melhores raças de cães para a caça em vários tipos de terreno, por suas qualidades físicas e cognitivas.