Quanto tempo os peixes de aquário vivem?

agosto 29, 2019
No dia a dia de um aquário, a expectativa de vida de vida de cada peixe dependerá principalmente dos cuidados tomados pelo cuidador. No entanto, podemos analisar quanto tempo, em média, cada espécie costuma viver.

Ao decidir ter um aquário em casa, é essencial saber um pouco mais sobre as espécies que pretendemos criar. Os peixes são seres vivos que exigem cuidados específicos para manter uma boa saúde e ter uma longevidade privilegiada. Afinal, quanto tempo os peixes de aquário vivem?

Qual é a expectativa de vida dos peixes?

A verdade é que não é possível dar uma única resposta para esta pergunta. O tempo que os peixes vivem depende de muitos fatores internos e externos do seu organismo.

Em primeiro lugar, devemos considerar que existem diversas espécies de peixes e cada uma delas tem um metabolismo próprio. Como consequência, cada espécie, e mais ainda cada um, pode ter uma expectativa de vida diferente.

Por outro lado, o cálculo de quantos anos os peixes vivem também está relacionado diretamente com o habitat de cada animal.

Em geral, os peixes que vivem em cativeiro podem ter uma maior longevidade do que aqueles que estão nos rios ou mares, principalmente pela ausência de predadores e oferta constante de alimento.

Não esqueça que os peixes são animais sensíveis cuja saúde pode ser facilmente afetada por fatores climáticos, higiênicos e alimentares.

Peixes nadando em aquário

Quanto tempo vivem os peixes de aquário?

Como mencionamos, a expectativa de vida de um peixe de aquário dependerá não apenas da sua espécie, como também dos cuidados oferecidos pelo seu dono. Para ter uma ideia, os peixes em cativeiro podem viver desde algumas horas até 10 ou 15 anos.

Os pequenos peixes comercializados em lojas especializadas são muito jovens: eles têm apenas entre dois e três meses. Esta primeira etapa da sua vida é fundamental, já que o animal se encontra em pleno desenvolvimento.

Com uma boa alimentação, um ambiente amplo e positivo, este peixe poderá crescer forte e saudável, o que impactará positivamente na sua expectativa de vida. Se, pelo contrário, ele for submetido a um local negativo e uma dieta desequilibrada, poderá morrer em dias ou horas.

Também devemos ter em mente a diferença entre aquários pequenos e grandes. Em geral, os peixes que vivem em aquários pequenos não duram mais que três anos. No entanto, os especialistas afirmam que esta longevidade pode ser prolongada se o peixe não for submetido ao estresse.

Por sua vez, os peixes que vivem em aquários grandes, com condições ótimas para o seu desenvolvimento, podem chegar a viver mais de uma década, de acordo com a espécie.

As carpas comuns, por exemplo, podem passar de 15 anos de vida quando recebem bons cuidados de medicina preventiva.

Aquário cheio de peixes

Embora não seja regra, os peixes maiores e robustos geralmente são mais resistentes, por isso podem ter uma maior longevidade do que as espécies menores e mais delicadas.

Expectativa de vida dos peixes de aquário mais populares

Continuando, vamos analisar quantos anos vivem os peixes mais populares em aquários.

  • Peixe palhaço. A espécie imortalizada pela animação Procurando Nemo pode viver entre 5 e 10 anos. Além de uma excelente longevidade, estes peixes exigem cuidados relativamente simples, por isso são recomendados inclusive para cuidadores menos experientes.
  • Peixe dourado. O peixe dourado é uma espécie de peixe muito delicada que costuma viver apenas entre dois e três anos. Estes pequenos peixes exigem uma rotina meticulosa de cuidados com sua água, sua alimentação e seu ambiente, já que podem adoecer com facilidade.
  • Peixe guppy (barrigudinho). Os encantadores peixes guppy são famosos pelas cores únicas que exibem em seu corpo. Esta espécie de água doce, nativa do continente americano, também é muito frágil e sua expectativa de vida é calculada em apenas dois anos. Além disso, exige um cuidado minucioso com a temperatura da sua água.

Quanto tempo os peixes vivem em seu habitat natural?

Considerando as diferentes espécies de peixes de água doce e salgada, em diversos ecossistemas e climas, falamos de expectativas de vida muito diferentes. Por exemplo, há esturjões que passaram dos 100 anos de vida, ainda que sejam exceções inclusive dentro da sua espécie.

Em geral, a expectativa de vida média dos peixes de água salgada chega a cerca de 20 anos. As espécies de água doce vivem uma média de 15 anos. Os peixes de águas mais geladas tendem a viver mais do que os de água mais quente.