Quantos anos vive um papagaio?

Como regra geral, os papagaios maiores tendem a ter a maior expectativa de vida, enquanto os menores têm uma longevidade reduzida.
Quantos anos vive um papagaio?

Última atualização: 02 abril, 2022

Os papagaios são famosos por sua fabulosa capacidade de falar e imitar os sons de vários animais. Além disso, eles possuem uma bela variedade de plumagens que se destacam por suas cores vivas e coloridas. Todos os itens acima os tornam um dos animais de estimação mais amados pelos amantes de pássaros.

Esses organismos pertencem à ordem Psittaciformes, na qual também são encontrados caturritas, araras e periquitos. Na verdade, os papagaios são na verdade um grupo de espécies diferentes que recebem o mesmo nome comum. Graças a isso, há uma grande diferença entre suas expectativas de vida. Continue a leitura e descubra quantos anos vive um papagaio.

Quem são os papagaios?

Os papagaios são um grupo de aves psitacídeas caracterizadas por plumagem colorida, bico em forma de gancho e língua preênsil. Eles habitam uma grande variedade de ecossistemas que vão desde selvas a florestas montanhosas de pinheiros. No entanto, várias dessas características chamaram a atenção dos seres humanos, que muitas vezes os levam para suas casas para serem usados como animais de estimação.

De fato, a situação ecológica dos papagaios está longe de ser estável e sua posse já foi proibida em vários países. Um exemplo disso é o México, onde todas as espécies nacionais são classificadas em alguma categoria de risco, cuja comercialização é proibida. Antes de comprar um exemplar dessas aves, é bom certificar-se de que a legislação local permite a compra e concede as licenças necessárias.

Papagaios podem comer ovos?

É ruim ter um papagaio?

Possuir um papagaio não deve ser visto como algo ruim, desde que haja regulamentos adequados para mantê-lo. Isso significa que é necessário verificar sua origem para garantir que não sejam espécimes retirados de seu habitat selvagem. Para isso, geralmente são fornecidos no ato da compra os documentos do criadouro, as licenças legais e os certificados de origem de cada exemplar.

Se você tem tudo o que precisa e se certificou de que seu animal de estimação vem de um criador certificado, não deve haver problemas em mantê-lo em casa. A única coisa que resta é cuidar bem do seu novo parceiro e oferecer a ele uma excelente qualidade de vida. Lembre-se de que os cuidados podem aumentar ou diminuir o número de anos que um papagaio vive.

Qual é a expectativa de vida de um papagaio?

A expectativa de vida dessas aves pode variar bastante devido a diferentes fatores. Como mencionado acima, não existe uma única espécie de papagaio. Isso faz com que a longevidade de todo o grupo varie entre 5 e 75 anos. Para especificar um pouco mais essas informações, a lista a seguir compila alguns tipos de papagaios com sua expectativa de vida:

  • Papagaio-cinzento (Psittacus erithacus): 40-60 anos.
  • Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva): 25-75 anos.
  • Papagaio-eclectus (Eclectus roratus): 30-60 anos.
  • Periquito-da-guiné (Poicephalus senegalus): mais de 30 anos.
  • Maitaca-de-testa-branca (Pionus senilis): 25 anos.
  • Papagaio-de-jardine (Poicephalus gulielm): 21 anos.
  • Periquito-arco-íris (Trichoglossus haematodus): 15-25 anos.

Quais fatores afetam o número de anos que um papagaio vive?

O número de anos de vida de um papagaio não é determinado apenas por sua espécie, pois nutrição, cuidados veterinários e saúde mental também contam muito. Se você deseja garantir que seu exemplar atinja sua vida útil máxima, os seguintes pontos devem ser levados em consideração:

  • Espaço suficiente na gaiola. Isso permite que o animal descarregue o estresse e fortalece seu sistema imunológico. Além disso, estimula o exercício e melhora a absorção de nutrientes pelo metabolismo. Em nenhum caso um papagaio deve ser alojado em um ambiente com menos de 1 metro de comprimento e altura. Além disso, ele deve poder sair de sua gaiola durante 2 horas por dia.
  • Ter companhia. Algumas espécies de papagaios vivem naturalmente em bandos, então criá-los com outros companheiros melhora sua saúde mental e os mantém mais ativos.
  • Escolha bem o local onde você adquire seu animal de estimação. Criadores certificados realizam processos rigorosos para garantir que os papagaios tenham menos problemas de saúde. Se você adquirir seu espécime em um local de legalidade duvidosa, é provável que ele fique sujeito a diferentes doenças no futuro.
  • Fornecer uma dieta adequada. Lembre-se de que a dieta dessas aves deve ser a mais variada possível. Não use apenas pellets comerciais, também adicione grãos, sementes, nozes, frutas e vegetais. Um bom equilíbrio de tudo melhorará sua saúde e seu sistema imunológico.
Um papagaio.

Quantos anos pode viver um papagaio?

A maioria dos dados acima são apenas médias, então cada ave tem a capacidade de superar as expectativas se tiver uma boa qualidade de vida. Um exemplo disso é o famoso papagaio “poncho” que vive há cerca de 87 anos. Segundo o jornal The Times, esse lindo animal participou do filme da Disney “102 Dálmatas “. Isso significa que ele viveu quase tanto quanto uma pessoa em média.

Os papagaios são aves que exigem um grande compromisso pela vida toda, pois sua longevidade pode ser tão grande que pode até ultrapassar a do homem. Consequentemente, se você acha que pode cumprir essas responsabilidades pelo resto de sua vida, está apto a ter um animal de estimação assim. Caso contrário, é melhor procurar outras espécies mais adequadas às suas necessidades e possibilidades.

Pode interessar a você...
Papagaios, companheiros divertidos
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Papagaios, companheiros divertidos

Os papagaios são companheiros divertidos, o que os torna um dos animais mais procurados como animais de estimação. Saiba tudo aqui!