Rã arborícola de white: características, alimentação e habitat

· abril 16, 2019
Esse anfíbio tem almofadinhas com capacidade de aderência para poder escalar os vidros das janelas.

A rã arborícola de white é uma das maiores da Austrália. Esse anfíbio é tão dócil que é normal encontrá-lo dentro das casas, onde elas entram com seus próprios pés, como animais de estimação.

Características da rã arborícola de white

A rã arborícola de white, também conhecida como rela verde australiana, é um anfíbio anuro. Ou seja, ao contrário de outros anfíbios, como as salamandras, ela não tem rabo. Vive em ambientes úmidos e sua cor varia segundo a umidade do ambiente, do marrom ao verde intenso.

Essa rã vive na Austrália e foi introduzida em certas partes da Ásia e dos Estados Unidos. É a maior rã de seu habitat natural, já que pode alcançar 10 centímetros de comprimento. Geralmente, são de cor verde e podem ter pequenas manchas claras nas costas. O ventre e o interior das patas são de cor branca.

As patas da rã arborícola de white são especiais. Na ponta de cada uma, o dedo tem uma almofadinha que lhe permite se agarrar para trepar em árvores ou paredes. Sua capacidade de aderir às superfícies é tão alta que elas podem subir pelos vidros das janelas.

Como tantos outros anfíbios, essa rã tem hábitos noturnos. Elas descansam durante o dia e começar a ter atividades quando a tarde termina. Durante o dia, buscam lugares escuros e úmidos para dormir. Quando o ambiente é mais fresco, começam a cantar e saem das cavernas para caçar.

Alimentação da rã arborícola de white

A rã arborícola de white se alimenta, principalmente, de insetos e aranhas, mas se for necessário, busca outras presas pequenas, como outras rãs. Gostam de ambientes frescos e úmidos, onde se concentram mosquitos e outros insetos.

Para caçar presas pequenas, lança sua língua, onde elas ficam presas. No entanto, se a presa for muito grande, é introduzida diretamente na boca. Como seus dentes estão preparados para se alimentar dessa maneira, podem usar as patas dianteiras para acomodar o alimento antes de engoli-lo.

Rã arbícola de white

Frequentemente, essas rãs são encontradas nas janelas das casas e nos tanques de água. Gostam de ambientes úmidos e a vários metros do solo, onde geralmente faz menos calor. Assim, tendem a ficar nas partes altas das casas.

Habitat da rã arborícola de white

Originalmente, o habitat natural da rã arborícola de white ocupava quase todo o norte e leste do país. Logo, introduziu-se em outros territórios. Hoje em dia, pode ser encontrada em mais lugares: nas ilhas do norte da Austrália e nos Estados Unidos, onde tem sido tratada como animal de estimação.

Na natureza, essas rãs vivem nas árvores que rodeiam os lugares mais úmidos, como lagos e rios. Elas também foram vistas em pântanos ou pradarias sem árvores, mas perto de ecossistemas aquáticos. São animais dóceis que não têm medo dos seres humanos. Também vivem em fontes e lugares perto de urbanizações.

Rã australiana

Devido a sua beleza e docilidade, tornaram-se animais de estimação domésticos dentro e fora da Austrália. Em cativeiro, podem chegar a viver 16 anos, um número muito alto para um anfíbio. Tem uma dieta ampla, por isso é fácil alimentá-la, e precisa de poucos cuidados.

Conservação da rela verde australiana

A rela verde australiana é catalogada como espécie em perigo de extinção. Ao contrário de muitos outros animais dessa lista, não está ameaçada pela destruição de seu habitat e tem poucos predadores. Apenas algumas serpentes e águias podem caçá-las.

Existem um fungo que ameaça essas rãs. Sua pele deve estar sempre úmida, e portanto é propensa a sofrer doenças. Essa rã é capaz de secretar compostos antissépticos que os destroem, mas não é páreo para o fungo quitrídio.

Essa doença reduziu de maneira significativa a população deste e de outros anfíbios na Austrália, e ainda se está buscando tratamento para ela. Não há uma preocupação imediata por essa espécie, mas sim para outras espécies de anfíbio similares, com uma expectativa de vida mais curta.

A rã arborícola de white tem uma aparência caricata e simpática. É gordinha, de cor verde intensa e tem almofadinhas adesivas nas patas. São animais dóceis que podem se colar dentro das casas, buscando insetos e aranhas para se alimentar. É normal encontrá-las em tanques de água ou fontes.