3 receitas caseiras de comida de peixe
Espécies e habitat são fatores que determinam a alimentação dos peixes. Esses aspectos são fundamentais quando os tutores buscam opções de receitas caseiras de comida de peixe, com o objetivo de complementar ou até mesmo deixar para trás os flocos e grânulos – com aromatizantes e conservantes artificiais – que são adquiridos nas lojas.
Ao procurar alternativas alimentares, optamos por incluir matéria vegetal, como folhas verdes e algas (se estivermos lidando com onívoros e herbívoros). No caso dos peixes carnívoros, o cardápio inclui larvas, insetos, além de pequenos crustáceos e vermes.
Se você enfrenta o desafio de oferecer aos seus animais aquáticos uma dieta “caseira” saudável e fresca, este conteúdo é para você. Prepare-se para explorar os segredos da nutrição dos peixes e anote 3 receitas fáceis que você pode preparar para eles em casa!
O que os peixes comem?
A dieta varia dependendo da espécie. Os peixes de água fria se alimentam de flocos e pellets, bem como de carne fresca – como minhocas – devido ao seu alto teor de proteínas. Por outro lado, a dieta dos peixes tropicais é baseada em larvas de mosquitos ou pequenos vermes.
O artigo intitulado Aspectos nutricionales de los peces descreve que esses animais aquáticos – ao contrário da maioria dos outros vertebrados – incorporam uma grande variedade de fontes de nutrientes na dieta. Segundo os autores, com base no tipo de alimento consumido, distinguem-se 3 categorias:
- Herbívoros: alimentam-se de matéria vegetal, como algas. Os peixes de aquário com esse tipo de alimentação são os escaros, o silver dollar e também alguns ciclídeos.
- Carnívoros: sua dieta é baseada em peixes e insetos menores. Entre eles estão o betta, o disco e o killifish.
- Onívoros: comem matéria vegetal e carne. As espécies mais conhecidas são peixinhos dourados, guppies, gouramis e tetras.
Por sua vez, uma pesquisa publicada na revista Agroproductivity especifica que os alimentos vivos constituem uma grande fonte de macronutrientes, essenciais para que os peixes desempenhem as suas funções e tenham energia, e que são os mencionados abaixo:
- Lipídios
- Proteínas
- Minerais
- Vitaminas
- Carboidratos
Esses macronutrientes são encontrados naqueles organismos de origem animal (vermes) ou de origem vegetal (microalgas), com características que possibilitam uma fácil digestão.
Em relação a isso, possuem corpo macio e tamanho adequado em relação à boca do animal.
Como fazer comida para peixe?
Sem perder de vista as necessidades nutricionais dos peixes e seus hábitos alimentares, você pode preparar alimentos para eles sem maiores complicações. Na verdade, existe uma grande variedade de alimentos caseiros que você pode fornecer aos seus animais de estimação aquáticos. Basta garantir que as porções sejam pequenas para que possam comê-las com facilidade. Nesse sentido, você pode fornecer-lhes o seguinte:
- Brócolis
- Pepino
- Abóbora
- Cenoura
- Ervilhas
Vegetais de folhas verdes e alho – devido às suas propriedades antibacterianas – não devem faltar no cardápio caseiro do seu peixe.
Essas fontes de nutrientes possuem alto teor de minerais e vitaminas essenciais para o organismo animal. Além disso, o purê de frutas com legumes é uma ótima opção, pois é de fácil consumo para os peixes.
Receitas caseiras de comida de peixe
É importante ter em mente que a quantidade de ingredientes varia de acordo com as necessidades e a quantidade de peixes que vivem no aquário. Agora compartilhamos 3 receitas fáceis e nutritivas que seus animais aquáticos vão adorar.
1. Gelatina de peixe caseira
O portal FishKeeping Wisdom recomenda a seguinte receita para peixes onívoros, com o objetivo de oferecer-lhes uma refeição nutritiva e saudável.
Ingredientes:
- ½ pepino.
- ½ xícara de ervilhas.
- ½ xícara de camarão.
- ½ xícara de peixe branco.
- 2/3 xícara de gelatina sem sabor.
- ½ xícara de vegetais de folhas verdes (espinafre, por exemplo).
Preparação:
- Misture os ingredientes indicados, exceto a gelatina.
- Prepare a gelatina conforme instruções da embalagem. Quando estiver pronta, adicione à mistura.
- Despeje a mistura em forminhas de gelo e leve à geladeira até congelar.
De acordo com o referido portal, você pode adaptar essa receita para peixes carnívoros.
Agora vamos aos ingredientes:
- 1 xícara de órgãos
- 1 xícara de camarão
- 1 xícara de peixe branco
- 1 xícara de gelatina granulada hidratada
Preparação
- Faça um purê com a carne e integre à gelatina.
- Despeje alguns cubos de gelo e coloque no freezer.
2. Cubos de abobrinha
A abobrinha é um alimento ideal tanto para peixes onívoros quanto herbívoros, pois fornece fibras: componente que contribui para o trânsito intestinal. Além disso, contém minerais – como magnésio, ferro e potássio – além de vitaminas como C e ácido fólico.
Ingredientes:
- 1 abobrinha.
Preparação:
- Ferva até a abobrinha ficar macia.
- Retire e deixe descansar.
- Corte em pedaços e sirva para os peixes.
3. Folhas de espinafre
O espinafre é muito rico em minerais, como cálcio e ferro. Também é fonte de fibra. É importante não dar muito aos peixes. Uma vez por semana é a frequência mais conveniente.
Ingredientes:
- Folhas de espinafre.
Preparação:
- Ferva as folhas de espinafre por cerca de 9 minutos.
- Deixe descansar e ofereça aos peixes em pequenos pedaços.
Alimentação adequada para peixes
Seus animais de estimação aquáticos necessitam de uma dieta adequada ao seu sistema digestivo, que seja capaz de atender às suas necessidades nutricionais. Nesse sentido, a comida caseira para peixes permite oferecer-lhes alimentos de qualidade.
Porém, se você quiser substituir alimentos comerciais por alimentos caseiros, deverá fazê-lo gradativamente. Lembre-se também de que é necessário oferecer aos seus animais de estimação aquáticos uma dieta que evite deficiências nutricionais. Na dúvida, procure um profissional.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Fisherkeeping Wisdom. (11 de junio de 2023). What can you feed fish other than fish food? Here are alternatives. Consultado el 8 de agosto de 2023. https://www.fishkeepingwisdom.com/what-can-you-feed-fish-other-than-fish-food/
- Luna, J., Arce, E. (2017). Un menú diverso y nutritivo en la dieta de peces: «El Alimento vivo». Revista Agroproductividad. Vol. 10, Núm. 9. https://www.researchgate.net/publication/321061977_Un_menu_diverso_y_nutritivo_en_la_dieta_de_peces_El_Alimento_Vivo
- Pokniak, R. J. (1997). Nutrición de peces. TecnoVet. https://web.uchile.cl/vignette/tecnovet/CDA/tecnovet_articulo/0,1409,SCID%253D9163%2526ISID%253D448,00.html
- Velazco, J. y Gutiérrez, M. (2019). Aspectos Nutricionales de peces ornamentales de agua Dulce. Revista Politécnica, vol. 15, núm. 30, pp. 82-93, https://www.redalyc.org/journal/6078/607867636008/html/.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.