10 peixes para um aquário pequeno

Se você não tem muito espaço e quer começar no mundo do aquarismo, um aquário pequeno pode ser sua solução. Escolha os membros junto com a gente.
10 peixes para um aquário pequeno
Samuel Sanchez

Escrito e verificado por o biólogo Samuel Sanchez.

Última atualização: 08 janeiro, 2023

Você quer começar no mundo do aquarismo, mas não sabe por onde? Talvez você esteja procurando um tanque grande com um volume alto ou, pelo contrário, tenha pouco espaço e queira começar a praticar com algo mais modesto. Caso você considere a última opção, aqui apresentamos 10 peixes para um aquário pequeno.

Em primeiro lugar, é necessário circunscrever o termo “pequeno”. Vamos trabalhar com volumes de 10 a 40 litros, pois menos significaria muito sofrimento para praticamente qualquer espécie desta lista. Além disso, lembre-se de que em aquários pequenos você deve medir os parâmetros da água com mais frequência, pois eles flutuam facilmente. Com isso esclarecido, vamos ao que interessa.

1. Peixe-betta (Betta splendens)

O betta é o rei dos peixes de água doce. Originário do Sudeste Asiático, este peixe adapta-se perfeitamente a pequenos aquários. Além disso, por possuir um órgão labiríntico suprabranquial especial, é capaz de retirar diretamente o oxigênio do ambiente. Portanto, não precisa que a água esteja bem oxigenada.

No entanto, só porque o betta é resistente, não significa que pode ser mantido em um copo de água. Sob essas condições, ele acabará com infecções fúngicas e bacterianas e, eventualmente, morrerá. Recomendamos que, não importa quão modesto seja o aquário, você tenha um aquecedor básico e um sistema de filtro para seus peixes.

  • Tamanho mínimo do aquário: 10 litros.
um betta

2. Danio margaritatus

Este animal, pertencente ao mesmo gênero do peixe-zebra (Danio rerio), foi descoberto em meados de 2006 na Ásia. É uma das espécies mais recentemente introduzidas no aquarismo, mas conquistou tutores com suas nadadeiras avermelhadas e manchas amareladas por todo o corpo.

Este peixe tem um tamanho muito pequeno (máximo 1,5 centímetros), mas requer mais espaço do que um betta em termos de volume do tanque. Sendo uma espécie de cardume, deve-se adquirir um mínimo de 6 exemplares para que não fiquem deprimidos e morram com o tempo.

  • Tamanho mínimo do aquário: mínimo 20-30 litros para 6 espécimes.
Um dos peixes para um pequeno aquário.

3. Peixe-mosquito (Gambusia affinis)

O peixe-mosquito é bastante semelhante ao guppy em termos de plano corporal, mas não possui cores tão marcantes. São peixes ideais para pequenos aquários, pois as fêmeas não ultrapassam 7 centímetros de comprimento e os machos não medem mais de 4 centímetros. Seu pequeno tamanho e hábitos curiosos os tornam uma opção muito interessante.

Infelizmente, esta espécie está listada como uma das 100 invasoras mais prejudiciais do mundo. Foi introduzida em muitos ecossistemas para matar larvas de mosquitos e se instalou muito bem, deslocando a fauna nativa de muitas regiões. Além disso, são animais gregários, por isso é recomendável aumentar o volume do tanque para colocar mais exemplares.

  • Tamanho mínimo do tanque: cerca de 20 litros para um trio funcionaria bem. De qualquer forma, um tanque de 60 litros é recomendado para abrigar cerca de 25 espécimes juntos.
Um dos melhores peixes para um aquário pequeno.

4. Guppy (Poecilia reticulata)

O que dizer sobre esta espécie fascinante? Os guppies são peixes ideais para um aquário pequeno, pois os machos variam em comprimento de cerca de 2 centímetros e as fêmeas raramente excedem 5 centímetros. Eles são ainda menores em tamanho do que o anterior e também exibem algumas cores fascinantes em sua cauda. Sem dúvida, uma das melhores opções para iniciantes neste mundo.

  • Tamanho mínimo do aquário: 40 litros para um grupo de reprodução. Eles são muito prolíficos, por isso será necessário considerar movê-los para um local maior no futuro.
O guppy é um dos melhores peixes para iniciantes.

5. Peixe-zebra (Danio rerio)

Em relação à espécie Danio margaritatus, o peixe zebra é outra opção atraente para um tanque de tamanho modesto. Claro, tenha em mente que é uma espécie um pouco maior, pois varia de 2 a 4 (e até 5) centímetros. Eles também são animais de cardume, por isso é recomendável manter pelo menos 6 exemplares juntos no mesmo tanque.

  • Tamanho mínimo do aquário: cerca de 40 litros para um cardume de 6 peixes. Se o volume for maior, melhor, porque assim cabem mais membros.
Um peixe-zebra em um aquário.

6. Poecilia wingei

Este peixe pertence ao mesmo gênero do guppy e pode até hibridizar com ele. Sua cauda não é tão marcante quanto a de seu parente, mas o resto do corpo deixa você sem palavras com seus tons pretos, azuis fosforescentes e avermelhados. É um peixe ideal para aquários pequenos, pois não costuma ultrapassar os 4 centímetros de comprimento e suporta muito bem as mudanças de água.

  • Tamanho mínimo do tanque: alguns tratadores conseguiram manter um pequeno grupo em tanques de 20 litros. De qualquer forma, o ideal é de pelo menos 40 litros para um grupo de 5-6 criadores.
Um animal de aquário.

7. Boraras brigittae

Este é um dos menores peixes que você encontrará em todo o mundo do aquarismo. Os espécimes não medem mais de 2 centímetros em sua fase adulta, um número imbatível se olharmos para trás e compararmos com o restante dos representantes da lista. Sem dúvida, esta é a espécie de aquários pequenos por excelência.

  • Tamanho mínimo do aquário: um grupo pode ser mantido em um tanque de 18 litros.

8. Paracheirodon innesi

Outro dos peixes ideais para um aquário pequeno devido ao seu tamanho, não superior a 3 centímetros. Apesar de sua bela cor e minimorfologia, deve-se notar que eles são melhor mantidos em tanques de 80 a 100 litros. Se você tiver apenas 4 ou 5 indivíduos juntos, alguns dominantes se tornarão agressivos com o resto e viverão em constante estresse. Cada cardume deve ser composto por pelo menos 6 peixes.

  • Tamanho mínimo do aquário: 40 litros para um grupo de 6 espécimes. Se você quiser evitar estresse e brigas, é melhor optar por um de 80 litros e hospedar um grupo de 10 a 12.
Um dos peixes de pato para iniciantes.

9. Nothobranchius rachovii

Fugimos um pouco da regra na posição número 9, já que Nothobranchius rachovii é um killifish, bem diferente das espécies já citadas. O macho tem cores azul-avermelhadas brilhantes e a fêmea é cinza. Ambos atingem um máximo de 6 centímetros de comprimento. É uma espécie bastante agressiva e os machos costumam brigar entre si, por isso é melhor não ter mais de um parceiro.

  • Tamanho mínimo do aquário: 40 litros para um casal.

Infelizmente, esses peixes vivem muito pouco – um ano ou um ano e meio.

Um dos peixes mais bonitos.

10. Gourami pigmeu (Trichopsis pumila)

Poucas pessoas conhecem essa espécie, pois ainda não se acomodou muito no mundo do aquarismo. De qualquer forma, é um dos peixes mais adequados para um aquário pequeno, especialmente porque os espécimes adultos nunca ultrapassam 4 centímetros de comprimento. O gourami pigmeu pode ser mantido em grupo e se adapta muito bem às mudanças na água.

  • Tamanho mínimo do tanque: 18 litros para um trio reprodutor.

O que você achou desses 10 exemplos de peixes para um aquário pequeno? Gourami pigmeu e Boraras brigittae certamente levam o prêmio quando se trata de tamanho pequeno, mas todas as espécies listadas aqui podem ser mantidas confortavelmente em um pequeno tanque de 40 litros. O que você está esperando para montar o seu?


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Courtenay Jr, W. R., & Stauffer Jr, J. R. (1990). The introduced fish problem and the aquarium fish industry. Journal of the world Aquaculture Society, 21(3), 145-159.
  • Lecchini, D., Polti, S., Nakamura, Y., Mosconi, P., Tsuchiya, M., Remoissenet, G., & Planes, S. (2006). New perspectives on aquarium fish trade. Fisheries Science, 72(1), 40-47.
  • Roberts, H., & Palmeiro, B. S. (2008). Toxicology of aquarium fish. Veterinary clinics of North America: exotic animal practice, 11(2), 359-374.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.