
Muitas condições médicas que afetam articulações, músculos, ossos, nervos ou a pele podem ser a razão pela qual um gato está mancando. Dentre a lista de possíveis problemas, alguns são mais graves do que outros. Por isso, é importante ficar…
Nessas reservas da fauna sul-americana, são protegidas tanto a fauna quanto a flora, uma maneira de preservar o ecossistema de múltiplas espécies. As reservas nessa lista ficam na Argentina, Brasil, Bolívia, Equador e Venezuela.
Nunca é demais recordar que o ser humano é um predador capaz de destruir o planeta que habita.
Portanto, tampouco devemos esquecer os esforços feitos para preservar ecossistemas com suas espécies animais e vegetais. Hoje falaremos de algumas reservas da fauna sul-americana.
Tudo indica que, embora tardiamente, estamos cada vez mais conscientes de que é preciso proteger a riqueza natural do mundo. Por isso, podemos celebrar o número cada vez maior de parques, refúgios e santuários espalhados pelo planeta.
No chamado novo mundo, há bons exemplos disso. Então, vamos detalhar cinco deles que preservam a fauna sul-americana.
Declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, lá convivem leões e elefantes-marinhos, assim como uma grande variedade de aves, distribuídos em 360 mil hectares da província de Chubut, na Patagônia. Além disso, é um local de reprodução das baleias francas do sul.
A reserva possui distintos espaços de interesse, como, por exemplo:
Daremos detalhes de algumas das mais importantes reservas de fauna sul-americana.
O país com maior biodiversidade do planeta conta com inúmeras reservas naturais. Uma delas é a maior área protegida da bacia amazônica, também declarada Patrimônio da Humanidade. O local, com mais de seis milhões de hectares, possui a maior variedade de peixes elétricos do planeta.
O Complexo de Conservação da Amazônia Central também abriga espécies ameaçadas de extinção. É o caso do pirarucu gigante, do peixe-boi da Amazônia (foto), do jacaré-preto e de dois tipos de golfinhos de rio.
Com 714.745 hectares de extensão, e ao sudoeste do Departamento de Potosí, essa é outra das reservas da fauna sul-americana que escolhemos destacar.
A uma altitude média de 4.000 metros acima do nível do mar, o local possui uma série de lagoas povoadas por, principalmente, três espécies de flamingos (Andino, Chileno e de James).
Além disso, outras aves são observadas na reserva, como o nandu. Entre os mamíferos, destacam-se a vicunha, a lhama e a viscacha.
Inclui as terras que circundam o vulcão Chimborazo e cobre 58.560 hectares a 180 quilômetros ao sul de Quito. A reserva foi pensada, principalmente, para realizar um Programa de Reintrodução de Camelídeos Sul-Americanos.
Dessa forma, o pastoreio destes animais acaba por conservar a cobertura vegetal original e proteger os recursos hídricos.
Além disso, podemos ver por lá lhamas, alpacas e vicunhas. Entretanto, não acaba por aí, no lugar também se encontram o lobo andino, doninhas andinas, veados, gambás, coelhos, rãs marsupiais e cutinas, pacas, lagartos e cerca de 31 espécies de aves. Entre elas:
No estado de Barinas, a oeste do país, é encontrada essa zona de fauna própria, com áreas de savana, baixio e estuário.
Entre as espécies de aves, incluem-se a garça cinzenta e a chuzmita, o socó-boi, o gavião o guará, a anhuma, o irerê e a águia pescadora. Por outro lado, os mamíferos mais representativos são: