Sapo-de-barriga-de-fogo: alimentação e características

· maio 18, 2019
As oito espécies de sapo-de-barriga-de-fogo são tão semelhantes que podem acasalar entre si para criar espécimes híbridos férteis.

O sapo-de-barriga-de-fogo forma uma família peculiar de anfíbios anuros chamada BombinatoridaeNele encontramos oito espécies primitivas de rãs ou sapos nativas da Eurásia, Filipinas e Bornéu.

Esses anfíbios são caracterizados pelos tons marcantes que compõem a coloração aposemática de sua barriga. A seguir, veremos um pouco mais sobre as características, alimentação e habitat do sapo-de-barriga-de-fogo.

Espécies do sapo-de-barriga-de-fogo

Atualmente, são conhecidas oito espécies de sapos-de-barriga-de-fogo, cuja população é distribuída pelo continente europeu, pelo norte e pelo centro da Ásia.

Esses animais costumam ser carnívoros e sua dieta é baseada principalmente no consumo de pequenos invertebrados, insetos, aranhas, vermes e outros pequenos animais.

Apesar de sua cor e tamanho variarem, eles são muito semelhantes fisicamente e geneticamente, de tal forma que duas espécies diferentes são capazes de gerar um híbrido fértil após o acasalamento. A seguir, veremos as oito espécies conhecidas da família Bombinatoridae:

  • Bombina variegata.
  • Sapo-de-barriga-de-fogo europeu (Bombina bombina).
  • Sapo-de-barriga-de-fogo oriental (Bombina orientalis).
  • Bombina lichuanensis.
  • Bombina fortinuptialis.
  • Bombina microdeladigitora.
  • Bombina máxima.
  • Bombina pachypus.

Entre as espécies mencionadas, a Bombina variegata é a mais comumente encontrada em território europeu. No entanto, a Bombina orientalis e a Bombina bombina também são bem conhecidas. Existem até aqueles que escolhem adaptá-los como animais de estimação exóticos.

Bombina variegata

O sapo Bombina variegata é uma das menores espécies entre todos os anfíbios anuros. Na idade adulta, os machos geralmente atingem até 35 milímetros de comprimento, enquanto as fêmeas ficam mais baixas. Seu corpo é mais compacto e menos achatado que o de outras espécies.

Bombina variegata

Na parte de trás deste sapo, observamos a predominância de uma cor castanho-esverdeada com manchas muito brilhantes e vivas. Já em sua barriga e na parte interna dos braços, vemos uma base preto-azulada ou cinza-azulada com muitas manchas tópicas, alaranjadas ou amareladas.

Os lados de seus olhos mostram muitas rugas, os tímpanos não são visíveis e as pupilas são em forma de coração. Estes sapos também não têm sacos sob a boca, por isso a sua música é muito suave. Durante o verão e o final da primavera, ouvimos o “chamado sexual” que os machos emitem para atrair as fêmeas de sua região.

Habitat

O habitat e estilo de vida desta espécie de sapo sempre estão associados ao meio aquático. Antes da intervenção humana, esses pequenos anuros viviam ao longo de cursos de água, como rios, córregos ou lagos.

Após a expansão das cidades, seu habitat foi limitado às porções de terra lamacenta próximas a pequenos corpos de água. Atualmente, sua população prospera principalmente em áreas montanhosas, com altitudes entre 100 e 2.100 metros.

O sapo-de-barriga-de-fogo oriental  

O sapo-de-barriga-de-fogo oriental é uma espécie de tamanho médio, que geralmente mede entre quatro e cinco centímetros em sua fase adulta. Eles costumam ser confundidos com as rãs devido ao seu corpo mais longo do que uma grande parte das espécies de sapos.

O sapo-de-barriga-de-fogo oriental  

Em seu abdômen, vemos claramente a coloração aposemática composta de tons laranja e avermelhados. Este é um sinal claro para seus possíveis predadores, uma vez que indica que seu veneno é tóxico. No caso de suas costas, tem uma pele rugosa, de cor predominantemente marrom ou verde.

Habitat

O sapo-de-barriga-de-fogo oriental é nativo da China, Coréia e Sibéria, e atualmente está sendo protegido. Devido à expansão das cidades e à intervenção humana, sua população diminuiu radicalmente.

O sapo-de-barriga-de-fogo europeu

O sapo-de-barriga-de-fogo europeu tem um corpo achatado em que predomina a cor verde-limão com manchas pretas. Em seu ventre, observamos o padrão aposemático com tons avermelhados ou alaranjados. É uma espécie pequena, medindo entre 25 e 65 milímetros, de hábitos semiaquáticos.

O sapo-de-barriga-de-fogo europeu

Esses anuros mudam de pele, assim como as cobras e alguns anfíbios. Durante a muda, eles fazem um barulho parecido com a nossa tosse para “inflar” e conseguem se livrar da pele velha, que consomem imediatamente.

Habitat

O sapo-de-barriga-de-fogo europeu é nativo da Europa central e da Ásia ocidental, incluindo o Cáucaso e os Urais. É encontrado principalmente ao nível do mar, mas também pode viver em pequenas altitudes de até 700 metros. Essa espécie também está sofrendo com uma redução populacional.