6 animais que não precisam de filtro no aquário

Existem algumas espécies de peixes que não precisam de filtro no aquário para se manterem saudáveis. Claro, esses tanques precisam de muito cuidado e atenção.
6 animais que não precisam de filtro no aquário

Última atualização: 02 Janeiro, 2022

A aquariofilia é, em si, um hobby complexo devido a todos os fatores que podem influenciar a saúde dos peixes. Apesar disso, uma das tendências de crescimento nesse mundo é a aquisição de animais que não precisam de filtro para viver no aquário.

Se manter um aquário limpo e saudável já é difícil, ter um aquário sem filtro mecânico é um desafio que os entusiastas da aquariofilia parecem adorar. Você quer saber como manter um aquário sem filtro ou quais animais não precisam especificamente desse acessório? Confira a seguir!

Primeiros passos para ter um aquário sem filtro

Se você optou por manter um aquário sem filtro, antes de colocar os animais que não precisam de filtro para viver, deve levar em consideração vário fatores. Na falta desse acessório essencial na maioria dos tanques, você terá que dedicar um esforço duplo para evitar que a água perca qualidade.

Aquários sem filtros requerem trocas de água muito frequentes. Da mesma forma, deve-se ter muito cuidado com os aditivos que se adiciona ao tanque para tratar a água, bem como com os medicamentos que são administrados aos membros.

Algo que todos os aquários sem filtro deveriam ter são vegetais naturais que requerem pouca luz e crescem lentamente, já que muitas espécies de plantas de aquário são filtrantes naturais. Por meio da fotossíntese, elas não apenas oxigenam a água e removem o CO2, como também filtram com suas raízes compostos nitrogenados que são tão prejudiciais aos peixes.

Por outro lado, as plantas competirão com as algas por nutrientes e controlarão sua expansão. Selecionar plantas que requerem pouca luz também evitará o crescimento excessivo de algas no aquário.

Animais que não precisam de filtros e vivem saudáveis em um aquário

Nem todos os peixes podem viver nas condições oferecidas por um aquário sem filtro. Da mesma forma, devem ser selecionados animais que produzem poucos resíduos ou que, pelo menos, dedicam parte do seu tempo à limpeza do aquário. Aqui está uma lista de peixes que não precisam de filtros no tanque.

1. Peixe-paraíso

A única exigência do peixe-paraíso (Macropodus opercularis) é um tanque de tamanho adequado, que deve ser de no mínimo 80 litros. Além desse fator, esse animal não precisa de filtros, aquecedor ou borbulhador.

Essa espécie se adapta muito bem às mudanças flutuantes nas condições da água. Além disso, suporta temperaturas de 10 a 22º C. É um dos animais mais simples de se manter em um aquário sem filtros.

O peixe-paraíso é um dos animais que não precisa de filtro.

2. Guppies

Os peixes guppies (Poecilia reticulata) são outros animais que não precisam de filtro no tanque para serem saudáveis. Assim como os peixes-paraíso, essa espécie precisa de um tanque de no mínimo 80 litros, pois, embora sejam peixes muito pequenos, precisam viver em grandes cardumes.

Os guppies requerem uma temperatura que varia entre 22 e 28° C, então eles precisam de um aquecedor na maioria dos casos. Além disso, limpar seu tanque é fácil, pois são animais que comem e defecam pouco.

Um aquário de peixes guppy.

3. Tanictis

O peixe tanictis (Tanichthys albonubes) é um dos melhores peixes para aquaristas iniciantes. Esses animais são fáceis de manter, não crescem muito e também não precisam de aquecedor. Na verdade, a água não deve ultrapassar os 22º C, pois são provenientes de rios de alta montanha.

Um peixe tanictis.

4. Coridora bronze

Em geral, quase todas as espécies de coridoras se dão bem em um aquário não filtrado, mas devem ser mantidas em pequenos grupos, pois são animais sociais. Por isso, o tanque que abriga esses peixes deve ser grande, com cerca de 100 litros de volume.

A melhor coisa sobre os peixes coridoras é que eles são o kit de limpeza definitivo para um aquário sem filtro, pois comem tudo o que os outros peixes desperdiçam. No entanto, as sobras não são a única base de sua dieta e é importante que você os alimente com pellets especializados para peixes de fundo.

Finalmente, se você decidir integrar peixes coridoras ao seu aquário, saiba que não pode haver um substrato pontiagudo, e sim baseado em areia e cascalho que não danifique sua delicada pele.

As coridoras de bronze são animais que não precisam de filtro.

5. Peixe betta

Os peixes betta (Betta splendens) também são animais que não precisam de filtro para viver no aquário. O problema dessa espécie é que ela não pode viver com nenhum outro peixe devido à sua agressividade incomum.

Como não haverá mais nenhum outro ser sujando o tanque do betta, exceto ele mesmo, a água ficará reluzente. Mesmo assim, você deve se certificar de fazer trocas regulares de água a cada 3-4 dias, para que as bactérias e outros patógenos não se acumulem.

Um peixe betta em um fundo preto.

6. Guacari

Outro peixe que faz um bom trabalho no aquário e não precisa de filtro é o guacari (Hypostomus plecostomus). Esse animal vai se dedicar a comer todas as algas que surgirem no aquário. Pelo contrário, eles também apresentam duas desvantagens principais que devem ser levadas em consideração:

  • Produzem muitos resíduos.
  • Quando ficam adultos, devem ir para um aquário maior com filtro, pois ficam um pouco preguiçosos e não eliminam tantas algas.
O guacari é um dos peixes mais limpadores do seu aquário.

Já sabemos que esse maravilhoso mundo é bastante complexo e muitas pesquisas devem ser feitas para conseguir manter um aquário em boas condições. Mesmo que você queira manter um aquário sem filtro, a primeira coisa que deve sempre pensar é no bem-estar dos animais.

Se você não se vê capaz de dedicar todo o tempo que essa atividade requer, é melhor procurar um bom filtro que faça o trabalho por você. Com o tempo, os membros do aquário vão agradecer.

Pode interessar a você...
Qual é a temperatura ideal para um aquário de água doce?
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Qual é a temperatura ideal para um aquário de água doce?

Manter a temperatura ideal do seu aquário de água doce é essencial para que os peixes se desenvolvam bem a curto e longo prazo. Confira!