Smoushond holandês: características e comportamento

Os primeiros registros desta raça datam do século 19. Seu trabalho era feito em estábulos, com o objetivo de caçar e afastar ratos.

O Smoushond holandês é uma raça relativamente recente. Portanto, ainda é pouco conhecida fora do seu país de origem, por isso, convidamos você a conhecer essa raça.

História do Smoushond holandês

Essa raça de cães holandesa é relativamente recente: os primeiros exemplares conhecidos viveram no século 19. Ele era muito popular naquela época, já que conseguia manter o trote das carruagens puxadas por cavalos para acompanhá-las. Ele também trabalhou dentro dos estábulos, caçando e assustando os ratos.

A consciência de que eles eram uma raça própria foi alcançada quando um comerciante vendeu uma cópia para alguns turistas, se gabando de suas habilidades como caçador de pequenos mamíferos e como animal de companhia. Até então o Smoushond holandês tinha muitas décadas de vida e de trabalho por trás dele. Portanto, não se sabe exatamente como a raça surgiu.

O primeiro padrão da raça foi feito no início do século 20 e, desde então, os criadores e defensores da raça têm se preocupado com sua saúde e promoção. Mesmo assim, ele ainda é um cão quase desconhecido fora da Holanda.

Características do Smoushond holandês

O Smoushond holandês é uma raça de tamanho médio: tanto os machos quanto as fêmeas têm uma altura, em cruz, de entre 35 e 40 centímetros. Em termos de peso, se aproximam dos 10 quilogramas. Em seu aspecto geral, é um cão robusto, de proporções quadradas, mas não é pesado e nem maciço.

Smoushond holandês
Fonte: http://smoushond.magix.net/

Fisicamente, a característica que mais chama a atenção são os pelos: é áspero e com um comprimento entre quatro e sete centímetros. É um pouco mais longo nas bochechas e nas sobrancelhas, assim, eles têm bigodes e sobrancelhas características. Na parte de trás das extremidades, o pelo também é um pouco mais longo. São aceitos apenas na cor amarela, em qualquer um de seus tons.

A cabeça é quadrada e larga, com a diferença entre o crânio e o nariz muito marcada. Têm lábios apertados e o nariz tem que ser largo e de cor escura. As orelhas são de alta inserção, caídas nas laterais da cabeça e, também, são bem pequenas.

cauda é bastante curta, em comparação com a cauda de outras raças de cães semelhantes. É de alta inserção e ele tende a levá-la na linha das costas, mas não enrolada sobre ele.

Comportamento do Smoushond holandês

O Smoushond holandês é um animal extremamente amigável e dócil. Ele gosta de agradar sua família e é fácil fazê-lo feliz: ele é um bom animal de companhia, mas ele não trabalha bem como cão de guarda de casas.

 

Smoushond holandês
Fonte: http://smoushond.magix.net/

Ele é vivaz, mas não nervoso. Parte de seu antigo trabalho era correr ao lado dos cavalos, mas ele não tem um excesso de energia que deva suprir com exercícios físicos induzidos. Sua natureza gentil o levará a querer brincar e a fazer longas caminhadas com sua família.

Compartilha parte de sua personalidade com os cães terriersseu instinto de caça de pequenos mamíferos lhe deu coragem e tenacidade. Não é um cão que se assusta com facilidade, mas não hesitará em latir se houver algo que o incomode ou preocupe.

Sua tenacidade torna muito difícil treiná-lo por métodos tradicionais. Para cães com essa personalidade, a melhor abordagem é uma educação positiva: através do uso de reforços e prêmios, a colaboração do cão é realizada, em vez de forçá-lo e obrigá-lo a obedecer.

Cuidados com o Smoushond holandês

O Smoushond holandês não solta muitos pelos, então você terá que ajudá-lo a se livrar dos pelos mortos. Devido aos seus pelos longos, é necessário escová-lo com frequência, para se livrar de todos os nós, o que pode causar problemas de pele e de dor. Uma escova de cerdas largas, em vez de uma de farpas de metal, será uma grande aliada no cuidado de seu pelo.

Devido à sua recente criação e pouca expansão, ainda não há estudos específicos que analisem a saúde da raça. Também não há qualquer doença hereditária que atraia a atenção, por aparecer com frequência no Smoushond holandês.

Porém, devemos ter em mente que decidir se um tratamento preventivo é necessário, é de responsabilidade de um veterinário: é necessário fazer exames de saúde frequentes e seguir o cronograma de vacinação e de desparasitação que ele propõe.

O Smoushond holandês é uma raça simpática e com grande personalidade. Apesar disso, a raça é tão recente e tão pouco conhecida fora de seu país de origem que sua fama quase não se expandiu.

 

Recomendados para você