Tipos de quati, um mamífero muito simpático

fevereiro 17, 2019

Os diferentes tipos de quati se destacam pela sua capacidade de escalar árvores, bem como porque não fogem do contato com seres humanos.

Tipos de quati, um mamífero muito simpático

Com um nariz alongado e uma grande cauda listrada, o quati é um mamífero originário do continente americano, que foi introduzido na Espanha e se tornou um invasor.

Uma característica interessante é que ele não tem medo de contato com humanos. Neste artigo vamos falar sobre os tipos de quatis e suas principais características.

Quati de cauda anelada sul-americano

Vive nas selvas do subcontinente e é caracterizado por seu longo focinho e garras fortes como as de um urso. A pele desse quati é preta ou marrom. Sua barriga, no entanto, é mais clara, suas pernas são escuras e sua cauda tem “anéis” brancos.

Os espécimes adultos medem cerca de 70 centímetros e têm mais 60 de cauda. Além disso, podem pesar quatro quilos e os machos são duas vezes maiores e mais pesados ​​que as fêmeas.

O quati anda apoiado completamente nas plantas dos pés (ele é plantígrado, como nós), sendo capaz de subir e descer das árvores devido a suas flexíveis articulações.

tipos de quati

As fêmeas e os jovens são agrupados em ‘famílias’ de cerca de 20 indivíduos. Por outro lado, os machos são solitários e permanecem separados dos demais. Todos dormem em ninhos que “constroem” com ramos e folhas nas copas das árvores.

Apesar de estar sempre alerta, o quati de cauda anelada sul-americano leva uma vida tranquila e curiosa. Dessa forma, adora farejar e conhecer zonas urbanas, inclusive costuma roubar coisas de jardins.

Quati-de-nariz-branco

O último da lista de quatis tem uma distribuição mais limitada, uma vez que é encontrado no sul dos Estados Unidos, México e América Central. Mais especificamente, habita florestas secas ou úmidas.

O quati de nariz branco é onívoro e, embora prefira pequenos vertebrados (que captura no solo), também se alimenta de insetos, carniça, frutas e ovos. Como seu parente sul-americano, ele é muito bom em escalar árvores.

Porém, nesse caso, ele tem a ajuda de sua cauda preênsil, que o permite se balançar entre os galhos, como alguns primatas.

tipos de quati

Os principais predadores deste quati são felinos, aves de rapina e jiboias. Com hábitos diurnos, adapta-se à presença humana e é comum vê-los saqueando recipientes de lixo nas áreas de acampamento.

A época de reprodução ocorre entre fevereiro e março, e a fêmea tem até sete filhotes após uma gestação de dois meses e meio.

Os filhotes dependem completamente da mãe, já que são cegos durante as primeiras semanas. Até os dois anos, vivem com a mãe e, após esse período, os machos são expulsos do grupo.

O quati como espécie invasora

O quati não é um animal adequado para a convivência doméstica, embora muitos acreditem que é um excelente animal de estimação devido à sua natureza afável e amigável.

Seu habitat natural são as selvas da América. Na Espanha, onde foi introduzido, causa vários problemas para o meio ambiente.

Isto porque ele altera a disponibilidade de alimento para outras espécies, presas de aves ou animais que possam estar ameaçados.

Além disso, os hábitos desses tipos de quati causam danos aos jardins e plantações, especialmente de ervas. Por fim, também transmite doenças aos seres humanos, tais como toxoplasmose e doença de Chagas.