Tudo sobre o ganso-bravo

Essa ave é muito peculiar em relação ao seu comportamento, pois, apesar de não ser um cão, possui qualidades de guardião e nas guerras ao redor do mundo era usado como sinal de alerta quando os inimigos se aproximavam. Também é um animal muito ordeiro, pois anda em fila ou em linha com outros exemplares.
Tudo sobre o ganso-bravo

Última atualização: 26 março, 2022

O ganso-bravo é uma espécie de ave que faz parte da família Anatidae que vem da África. Muitos o confundem com um pato comum, mas suas características são bem diferentes. Hoje queremos falar sobre o ganso-bravo para que você possa reconhecer cada uma das espécies do mundo.

Tudo o que você precisa saber sobre o ganso-bravo

Embora seja conhecido como ganso-comum-ocidental, e muitas vezes relacionado aos gansos, é maior em tamanho e tem um corpo muito mais volumoso. Seu pescoço é muito mais longo que o de um ganso, e seu bico é mais largo com um tom laranja ou rosa que é exclusivo dele.

Por que não é um ganso?

As aves pertencentes às famílias Anseranatidae e Anatidae, que consistem em várias espécies caracterizadas por grasnar, são chamadas de gansos. Isso não significa que seja um termo taxonômico, mas sim que é uma palavra coloquial sem uso formal.

Por sua vez, os gansos-bravos são aves que pertencem à espécie Anser anser. Embora também pertença à família Anatidae, possui características diferentes da maioria dos gansos.

Não é totalmente errado usar o termo ganso para definir o ganso-bravo. No entanto, é uma palavra muito geral e é melhor chamada por seu nome específico (ganso-bravo) ou por sua espécie (Anser anser).

Mais características físicas

Pode medir entre 74 e 91 centímetros de comprimento e com as asas abertas pode atingir até 180 centímetros. Pesa entre dois e quatro quilos e, como em muitas espécies, os machos são sempre maiores que as fêmeas.

A cor de suas penas é cinza, apresentando asas, cabeça e pescoço em um tom mais escuro enquanto o resto do corpo é mais claro. Em seu dorso, linhas brancas são claramente marcadas nas bordas. É curioso que nascem pardos, mas que isso mude durante o desenvolvimento.

Apesar de não ser uma ave muito comum para se ter como animal de estimação, se decidir por uma deve saber que vive em média 17 anos, muito mais do que muitos cães.

Ganso-bravo: habitat

Habitat do ganso-bravo

O ganso-bravo é encontrado em várias partes do planeta, incluindo algumas partes da Ásia, como Rússia, Mongólia, China e Ásia Central. Ele escolhe esses destinos para passar os verões, enquanto no inverno tende a migrar para o sul da Europa, onde as temperaturas são mais quentes. Entre os lugares mais quentes para onde emigra estão alguns países africanos como Marrocos, Tunísia e Argélia.

Alimentação

Os gansos-bravos se alimentam de ervas, gramíneas e grãos, pois seu corpo está adaptado para processar bem a fibra contida nesses alimentos. Alguns espécimes ingerem pequenas pedras para ajudá-los a moer seus alimentos.

A dieta do ganso é herbívora e ele pode se alimentar de diferentes tipos de plantas. Às vezes come frutas ou vegetais verdes. Também é frequentemente visto pastando ou cavando no solo em busca de raízes e tubérculos. Além disso, ele aproveita as plantas flutuantes que crescem nas lagoas que frequenta.

Algumas curiosidades sobre o ganso-bravo

Muito inteligente

Há muitos países onde a expressão “você é burro como um ganso-bravo” é usada, mas a verdade é que esse animal é muito inteligente, embora seu andar distraído possa dar a impressão contrária. Além disso, é um animal que poderia muito bem servir como animal de estimação, pois é muito adaptável e dócil de treinar.

É um excelente guardião

Embora não seja um cão, sua inteligência entra em jogo quando vê que algum perigo aguarda sua família de gansos ou sua família humana. Esse fato é reproduzido em filmes em que se vê como um grupo de gansos pode evitar um ataque. De fato, durante as guerras em várias partes do mundo, eles eram usados como sinal de alerta diante do aparecimento de inimigos.

ganso: comportamento

Sempre andam na fila

Seu jeito de andar em grupo mostra que o ganso-bravo é um animal que gosta de ordem. Quando está em grupo, em comparação com outras aves, sempre anda em fila, algo muito curioso.

Utilização

A criação de gansos é realizada por muitas razões. Embora seja possível que você conheça o uso que é dado às suas penas para fazer travesseiros, a verdade é que quase tudo do ganso-bravo é utilizável. A sua carne é consumida, o seu fígado dá origem ao melhor foie do mundo e os seus ovos são muito valorizados. Um animal que não tem resíduos.

Sem dúvida, aproximar-se de animais que normalmente não temos ao nosso alcance é interessante. Você sabe o que dizem, “conhecimento não ocupa espaço”.

Pode interessar a você...
O que os patos comem?
Meus Animais
Leia em Meus Animais
O que os patos comem?

Como animais onívoros, os patos comem algas, peixes, crustáceos, sementes e alimentos fornecidos pelo ser humano. Saiba mais sobre sua dieta.



  • Rodríguez Alonso, M., Palacios Alberti, J. (2018). Ánsar común – Anser anser. En: Enciclopedia Virtual de los Vertebrados Españoles. Sanz, J.J., Amat, J.A. (Eds.). Museo Nacional de Ciencias Naturales, Madrid. http://www.vertebradosibericos.org/