Logo image
Logo image

Tudo sobre a salamandra Ambystoma tigrinum

4 minutos
A salamandra Ambystoma tigrinum exibe manchas listradas que se destacam em sua pele. Aqui contamos tudo sobre ela.
Tudo sobre a salamandra Ambystoma tigrinum
Sara González Juárez

Escrito e verificado por a psicóloga Sara González Juárez

Última atualização: 12 novembro, 2022

Os anfíbios são animais antigos, delicados e surpreendentes. Suas adaptações à vida aquática fazem inveja em muitos animais terrestres, incluindo humanos. Hoje você poderá conhecer um anfíbio muito especial: a salamandra Ambystoma tigrinum, de aparência incrível e ameaçada de extinção.

Neste espaço, você poderá encontrar todos os dados sobre o seu físico, habitat, dieta, comportamento e reprodução, bem como o seu estado de conservação. Não perca nada, pois cada espécie tem suas peculiaridades e surpresas para mostrar. Vamos lá.

Desambiguação taxonômica

A salamandra Ambystoma tigrinum pertence ao gênero Ambystoma, o mesmo que outros anfíbios conhecidos, como o axolote. No entanto, sob este gênero vivem 32 espécies, muitas delas comumente chamadas de salamandras.

A espécie Ambystoma mavortium já foi considerada uma subespécie da salamandra Ambystoma tigrinum. No entanto, atualmente elas foram separadas taxonomicamente, embora sejam bastante semelhantes na aparência física.

Características físicas da salamandra Ambystoma tigrinum

Some figure
Ambystoma mavortium.

A salamandra Ambystoma tigrinum é fácil de reconhecer devido às suas cores marcantes, que consistem em um fundo preto com listras de cor clara (amarelo, marrom ou dourado). Essas listras podem assumir a forma de pequenas manchas ou estrias.

Estes são anfíbios de vida bastante longa, pois foram encontrados espécimes em cativeiro que atingiram 25 anos de idade.

Este anfíbio caudado tem um corpo comprido, entre 15-20 centímetros. Seu focinho é curto, arredondado e tem um pescoço grosso, quase tão grosso quanto o abdômen. Os olhos são facilmente reconhecíveis, pois têm uma forma bastante expressiva (do ponto de vista humano) e são esbugalhados.

Ciclo de vida e reprodução

As larvas são completamente aquáticas, pois é nesse ambiente que nascem e crescem. Elas desenvolvem membros rapidamente, mas sua metamorfose varia muito dependendo do clima que têm que suportar. Por exemplo, em climas quentes elas não fazem isso até atingirem o tamanho adulto, enquanto em regiões mais frias elas mudam muito mais rápido.

Quando atingem a fase adulta, tornam-se completamente terrestres, mas nunca se afastam muito da água, pois precisam de um ambiente úmido para sobreviver. Elas cavam tocas sob a folhagem no chão e só retornam à água durante a época de reprodução.

A salamandra Ambystoma tigrinum, como todas as espécies de seu gênero, retorna ao seu local de nascimento para se reproduzir. Às vezes, elas viajam longas distâncias para acasalar e para a fêmea depositar um espermatóforo no fundo do lago em que ela mesma nasceu.

Depois de desovar pela primeira vez, essas salamandras têm apenas 50% de chance de desovar novamente.

Habitat

Como dito acima, o animal adulto leva uma existência terrestre. A espécie Ambystoma tigrinum é comumente encontrada do Canadá ao nordeste do México. É vista, sobretudo, em lagos florestais, pastagens ou em áreas pantanosas. Enquanto houver terra macia para cavar e uma fonte de água para umidificar o ambiente, essas salamandras sobrevivem.

Alimentação

Os hábitos alimentares desta espécie são carnívoros, mas variam de acordo com seu estágio vital. Assim, quando estão em seu estágio neotênico, alimentam-se das larvas de outras espécies e de pequenos crustáceos que encontram no meio aquático em que vivem.

Quando passam para a fase adulta, sua dieta é baseada em invertebrados (principalmente lesmas, caracóis e minhocas) e pequenos vertebrados, como camundongos, peixes ou mesmo outras salamandras. Desde que sejam menores que ela, qualquer presa é boa para a salamandra Ambystoma tigrinum.

Comportamento da salamandra Ambystoma tigrinum

É um anfíbio noturno. À noite aventura-se a caçar, mas durante o dia descansa nas tocas que cava. Além disso, se a temperatura cair abaixo de 5° C, ela começa a hibernar.

Em geral, é um animal esquivo e pouco agressivo, que tende a fugir em vez de se defender. No entanto, se ameaçado, pode morder. Em geral, não representa nenhum perigo para os seres humanos e atua como agente de controle para populações de insetos e outros pequenos animais que atacam.

Estado de conservação da salamandra Ambystoma tigrinum

Some figure
Ambystoma mavortium.

Os anfíbios são os grandes esquecidos entre as vítimas das mudanças climáticas e da degeneração dos ecossistemas, apesar de serem peças fundamentais na homeostase de qualquer bioma. No caso de Ambystoma tigrinum, seu status de conservação é pouco preocupante (LC), uma vez que sua população tem se mantido estável nos últimos anos.

No entanto, essa população é menor do que seus níveis históricos, pois a maior ameaça à salamandra Ambystoma tigrinum é a alteração e destruição de seu habitat. Os pântanos que secam por falta de chuva, a acidificação das águas ou as florestas devastadas pelo fogo acabam com as chances de sobrevivência dessa espécie.

Atualmente, foram implementadas medidas para protegê-la, como o controle de sua venda ou a proibição de introdução de espécies predadoras da salamandra em seu ambiente. No entanto, remover completamente as ameaças é uma tarefa árdua e demorada, e é responsabilidade de todos nós.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • IUCN SSC Amphibian Specialist Group. 2022. Ambystoma tigrinumThe IUCN Red List of Threatened Species 2022: e.T83293207A196342827. https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2022-1.RLTS.T83293207A196342827.en. Accessed on 12 September 2022.
  • Ambystoma tigrinum (Eastern Tiger Salamander). (s. f.). Animal Diversity Web. Recuperado 12 de septiembre de 2022, de https://animaldiversity.org/accounts/Ambystoma_tigrinum/#lifespan_longevity


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.