Um falcão como animal de estimação?

junho 5, 2018
É muito difícil ter uma ave de rapina como “animal de companhia”, já que isso requer licenças e condições muito específicas, que se referem ao ambiente, treinamento e alimentação.

Quando se fala de animais de estimação, a primeira imagem que geralmente vem à mente das pessoas é a de um cãozinho ou de um gato. Certamente, é pouco comum que se pense em um falcão como animal de estimação.

Alguns dados sobre os falcões

O tamanho

O falcão é uma ave de rapina de tamanho médio. Os falcões apresentam o chamado diformismo sexual. Esse fenômeno faz com que – diferentemente da maioria dos animais – a fêmea seja maior do que o macho. Às vezes, a fêmea chega a ter o dobro do tamanho do macho.

Ao que parece, essa característica é determinada pela alimentação. Além disso, o cortejo é muito peculiar e acontece através de gritos escandalosos trocados pelas aves.

Sua origem

Os falcões existem no mundo inteiro, mas preferem o hemisfério norte e seu clima temperado. Podem ser encontrados em regiões montanhosas ou florestas tropicais.

A única região onde essa ave não está presente é a Antártida. Existem diferentes espécies de falcão, que se diferenciam pelo lugar onde vivem. Eles também têm várias técnicas de caça.

Características do falcão

As características mais emblemáticas pelas quais os falcões são reconhecidos são duas. A primeira é a habilidade de voo que possuem, graças a suas asas pontiagudas. Essa forma lhes permite mudar de direção em alta velocidade em comparação com outras aves. O falcão pode ser considerado a ave mais rápida do mundo.

cuidados com falcão

A outra característica dos falcões é que eles são caçadores incríveis. Graças a sua visão muito desenvolvida, identificam a presa lá do céu. Depois, a atacam e a matam de maneira instantânea.

As aves de rapina também têm como característica ter garras muito fortes e compridas. Isso lhes permite pegar suas presas durante a caça sem que essas tenham a chance de escapar.

A curvatura do bico de um falcão está virada para baixo. Essa característica lhes permite rasgar suas presas na hora de se alimentar. Em resumo, todas essas características físicas garantem sua sobrevivência.

Falcões e seus ninhos

Com o objetivo de preservar e assegurar a vida de seus filhotes, os falcões fazem seus ninhos em lugares inacessíveis. Seus lugares favoritos são as partes elevadas das montanhas e as copas de árvores enormes. Assim, conseguem dificultar o acesso de predadores de todo tipo.

Depois de um ano, os falcões estão em plena capacidade reprodutiva. A fêmea geralmente coloca três ovos por vez. Ao nascer, os filhotes ficam sob os cuidados da mãe, que os protege e os alimenta. Essa etapa dura até que eles possam se sustentar sozinhos.

Por que ter um falcão como animal de estimação?

Simbologia

Ter um falcão como animal de estimação pode remeter a uma simbologia poderosa. Essa ave geralmente representa conhecimento e sabedoria graças às habilidades que desenvolveu para se preservar. Da mesma forma, está vinculado à vitória e a conseguir excelentes resultados.

Por outro lado, na Europa e graças às tradições e a simbologia alemã, os falcões estão associados à guerra. Por isso, no mundo bélico, o falcão é um símbolo de firmeza e valor.

adestramento de falcão

Outra associação importante se dá por sua visão aguçada e pela rapidez com a qual se movem. A imagem de um falcão, representa o visionário, a capacidade de ver coisas que outras pessoas não podem ver.

O falcão como animal de estimação

Licenças

Dependendo da cidade do mundo onde viva, é provável que seja necessária uma licença para poder ter um falcão. É necessário ter a documentação antes de adquiri-lo e verificar a origem para assegurar que seja legal. É preciso sempre ter toda a documentação para evitar problemas posteriores.

Em alguns países, como a Espanha, por exemplo, só é legal ter falcões que nasceram em cativeiro. Essas aves têm uma certificação especial que faz com que sua posse seja legal.

A captura do falcão

Na hora de adquirir um falcão, é recomendável que ele tenha sido capturado em condições ótimas. Em primeiro lugar, deve ser uma ave jovem, pois sua adaptação será mais fácil. Além disso, se for capturado de maneira brusca, o falcão terá medo dos seres humanos, e isso tornará mais difícil a missão de fazer dele um animal de estimação.

Espaço

Os falcões não podem ser comparados com aves que vivem em casas, como os periquitos e os canários: eles precisam de espaço. Além disso, são necessárias certas condições indispensáveis para manter sua saúde e limpeza.

É por esses motivos que as pessoas que possuem esse animal devem ter, em geral, uma casa de campo.

Treinamento

As aves podem morrer devido às más praticas dos seres humanos. Além disso, o ser humano também pode sofrer acidentes, por isso o mais recomendável é fazer cursos para treinar esse tipo de animal. São necessários mais de dois anos de adestramento para estar em condições de criar um falcão.

Alimentação

A alimentação de um falcão é muito restrita, já que essas aves comem somente carne. Não existe substituto para ela na dieta. Neste sentido, já tentou-se fazer tabelas de calorias necessárias para um falcão. Porém, todas elas são imprecisas.