Zoológicos como aliados da biodiversidade

A conservação da biodiversidade é fundamental e, nesse momento, os zoológicos devem se tornar nossos principais aliados

Última atualização: 08 Dezembro, 2020

A necessidade de proteger o meio ambiente em que vivemos e a importância da conservação da biodiversidade são preocupações que afetam toda a sociedade. E, nesse sentido, os zoológicos são aliados da biodiversidade.

Zoológicos: aliados da biodiversidade

Os zoológicos são uma oportunidade única de observar e aprender sobre os animais selvagens, e isso sempre gerou um fascínio importante no ser humano. Por se tratar de locais de lazer, podem informar o público através de ambientes atraentes e divertidos. Entretanto, um bom zoológico é responsável não só por informar, mas também por educar e conscientizar o público sobre a importância de proteger a biodiversidade.

Para fazer isso, os zoológicos incluem:

  • Trabalhadores experientes no manejo e cuidado de espécies selvagens.
  • Infraestruturas e recursos adequados para essas espécies.

À medida que a sociedade se conscientizou sobre o bem-estar animal e a conservação da diversidade biológica, passou a não gostar de manter animais selvagens em cativeiro apenas para o entretenimento. Isso significa que, cada vez mais, os zoológicos são obrigados a justificar o cativeiro, além do entretenimento do público.

Zoológicos aliados à biodiversidade: conservaçãoex situ

Esse tipo de conservação implica a manutenção da biodiversidade fora dos seus habitats naturais. Esse é o caso em zoológicos, mas também em jardins botânicos ou bancos de germoplasma.

Fonte: https://cantabrialiberal.com/

União Internacional para a Conservação da Natureza nos informa que uma série de interações biológicas são necessárias para que tal conservação seja efetiva e, assim, garanta a sobrevivência da espécie. Por essa razão, os zoológicos devem participar de programas de intercâmbio individual de forma a manter a diversidade genética.

Muitos programas de conservação ‘in situ’ baseiam seu sucesso na colaboração com centros de conservação ‘ex situ’.

Então, como os zoológicos ajudam a conservar a biodiversidade?

Mais de 1000 zoológicos e aquários fazem parte de uma associação global conhecida como WAZA, sendo considerados aliados da biodiversidade. Suas funções incluem:

Contudo, apenas a manutenção em cativeiro não é suficiente para proteger a biodiversidade mundial. É preciso acompanhar com a conservação dos ecossistemas naturais. Portanto, o trabalho do zoológico não pode se limitar a abrigar animais selvagens, devendo também ser ativo na conservaçãoex situ‘ e em colaboração com programas ‘in situ‘.

Pode interessar a você...
Mis AnimalesLeerlo en Mis Animales
Diferenças entre um zoológico e um santuário

Muitos se perguntam sobre as diferenças entre um zoológico e um santuário, e se esta seria uma alternativa para substituir os primeiros.



  • Ley 31 de 2003 de conservación de la fauna silvestre en los parques zoológicos. Madrid: BOE; 2003.
  • Rodriguez Guerra M, Guillén Salazar F. The Zoological Park, a new ally for Biodiversity. 2nd ed.