8 espécies diferentes de tartarugas

8 espécies diferentes de tartarugas

Última atualização: 10 março, 2022

Os quelônios pertencem à classe dos répteis e são caracterizados por ter uma casca dura que protege seus órgãos vitais. Apenas a cabeça, as pernas e a cauda são claramente visíveis. Gostaria de saber quais são as principais espécies de tartarugas? Neste artigo mostramos algumas das principais.

Que espécies de tartarugas existem?

As tartarugas são ovíparas e incubam seus ovos na terra ou na areia. Existem diferentes espécies de quelônios de acordo com a sua classe de alimentação : herbívoros, carnívoros e onívoros. Alguns são marinhos e outros terrestres.

1. Tartaruga mediterrânea

Vive nos países europeus que fazem fronteira com o Mar Mediterrâneo. A fêmea é maior do que o macho e é uma espécie de vida muito longa, chegando a alcançar os 110 anos .

Tem hábitos diurnos, hiberna durante o inverno, tem uma excelente visão, pode colocar ovos duas vezes por ano e até é capaz de reconhecer as pessoas. Também é uma espécie ectotérmica , uma vez que precisa ser exposta ao sol para aquecer seu corpo e assim acelerar suas funções metabólicas .

Tartaruga mediterrânea

2. Tartaruga-de-orelhas-vermelhas

Seu nome científico é Trachemys Scripta Elegans e vive principalmente nas áreas perto do rio Mississippi, nos Estados Unidos, embora possa viver tanto na água como na terra.

Muitas pessoas a escolhem como animal de estimação e podem medir até 30 centímetros, sendo as fêmeas maiores que machos. Além disso, seu corpo é verde escuro com manchas amarelas, enquanto os lados da cabeça têm manchas vermelhas, daí o seu nome .

3. Tartaruga-de-couro (tartaruga-gigante)

É a maior de todas as espécies de tartarugas marinhas, pois mede até dois metros e pesa 600 quilos . Suas pernas dianteiras são mais longas do que qualquer outro quelônio. Os machos nunca deixam a água e as fêmeas saem para a praia para pôr até 100 ovos ao mesmo tempo.

Vive nos mares tropicais e subtropicais, onde se alimenta de águas-vivas, que engole graças às estruturas especiais que tem na garganta . Um dos principais inimigos mortais das tartarugas de couro é a poluição do mar, pois este belo animal confunde sacos de plástico com águas-vivas e acabam morrendo sufocadas ao engoli-los.

De acordo com alguns cientistas, as tartarugas têm a capacidade de gerar calor corporal por conta própria, mesmo sendo répteis de sangue frio .

4. Tartaruga russa

Esta espécie vive em um grande território composto não só pela Rússia, mas também da China, do Paquistão e do Afeganistão. As fêmeas medem 22 centímetros e os machos 18 centímetros, e podem viver até 50 anos na natureza.

Quanto à estética, tem uma carapaça arredondada e quatro unhas em cada perna, em vez das cinco que apresentam o resto dos quelônios. Não suporta temperaturas superiores aos 28 ° C e normalmente costuma se enterrar para se refrescar .

Tartaruga russa

5. Tartaruga-de-orelha-amarela

Encontra-se no México e nos Estados Unidos, em mares tropicais e subtropicais. Seu nome se refere às listras amarelas nos lados da cabeça. É grande , pesando cerca de 200 quilos, e pode medir até 30 centímetros de comprimento.

Na natureza, pode se tornar invasiva e geralmente é escolhida como um animal de estimação pela simplicidade dos cuidados , já que ela come tudo: é onívora . Além disso, gosta de caminhar ao sol e prefere águas calmas ou com fundos lamacentos.

Este quelônio corre o risco de extinção devido à caça e à poluição dos mares . Na sua migração, eles devem viajar pelo menos 2,6 mil quilômetros para pôr seus ovos na praia: as fêmeas sempre retornam à mesma praia onde nasceram para colocar seus ovos.

A prole nasce após 75 dias, à noite, e corre para o mar para evitar ser vítima de predadores .

7. Tartaruga Cumberland

Esta tartaruga se desenvolve nos Estados Unidos, especificamente em Tennessee e Kentucky. Sua carapaça é verde com manchas amarelas e pretas, mede até 21 centímetros de comprimento e prefere temperaturas quentes (25-30°C). Elas precisam sempre estar em contato com a luz solar e se alimentam de algas, girinos, peixes e lagostins .

8. Tartaruga de Hawksbill

A última das espécies de tartarugas desta lista também está em perigo de extinção . Assemelha-se às outras tartarugas marinhas; suas barbatanas são achatadas para nadar, têm um bico pontudo e vive perto dos recifes de corais, onde se alimentam de esponjas de mar. Nasce a cada dois ou quatro anos, sempre entre abril e novembro .


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Trachemys scripta, ADW. Recogido a 22 de noviembre en https://animaldiversity.org/accounts/Trachemys_scripta/
  • Macrochelys temmnicki, ADW. Recogido a 22 de noviembre en https://animaldiversity.org/accounts/Macrochelys_temminckii/
  • Bodie, J. R., Semlitsch, R. D., & Renken, R. B. (2000). Diversity and structure of turtle assemblages: associations with wetland characters across a floodplain landscape. Ecography, 23(4), 444-456.
  • Bour, R. (2007). Global diversity of turtles (Chelonii; Reptilia) in freshwater. Freshwater animal diversity assessment, 593-598.
  • Castroviejo, J., Juste, J., Pérez, J. D. V., Castelo, R., & Gil, R. (1994). Diversity and status of sea turtle species in the Gulf of Guinea islands. Biodiversity & Conservation, 3(9), 828-836.
  • Páez, V., Gallego-Garcia, N. & Restrepo, A. (2016). Podocnemis lewyana. The IUCN Red List of Threatened Species: e.T17823A1528580. https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2016-1.RLTS.T17823A1528580.en. Accessed on 18 July 2022.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.