Alimentação dos leões
O leão (Panthera leo) é nativo da África e da Índia. É o único felino que vive em manada, pois é uma espécie social. Dessa forma, eles trabalham em grupo para defender seu território e caçar.
As fêmeas do grupo tendem a realizar a maior parte da caça. Elas usam táticas inteligentes em conjunto para capturar uma presa que é mais rápida do que elas e que, portanto, não poderiam dominá-la de outra forma por conta própria. Você já se perguntou o que esses felinos comem? Aqui você vai descobrir em que se baseia a alimentação dos leões.
Características gerais dos leões
Uma manada de leões consiste em alguns machos, fêmeas e filhotes adultos. Esse grande felino habita pastagens, savanas, matagais e florestas decíduas secas e tende a ser mais diurno do que outros felinos selvagens.
Por outro lado, a leoa é uma mãe amorosa que cuida até de filhotes abandonados. De acordo com o One Kind Planet, duas ou mais fêmeas em um grupo tendem a dar à luz na mesma época, e os filhotes (que são extremamente brincalhões) são criados juntos.
Outra característica geral é que os leões se comunicam por meio de uma variedade de comportamentos e movimentos expressivos. Como os gatos domésticos, esse grande felino realiza ações táteis pacíficas, como lamber e esfregar sua cabeça nos outros membros da matilha, para cumprimentar uns ao outros e se relacionar.
Além disso, os leões se comunicam por meio de uma variedade de vocalizações, incluindo ronronados, rosnados e miados, que variam em intensidade e tom. Seu rugido, o mais alto de todos os grandes felinos, serve para tornar sua posição conhecida por outras manadas.
A importância do leão na cultura
A juba do leão macho é uma característica distintiva, pois nenhum outro felino a possui. Isso faz com que o macho pareça maior e mais intimidante do que o resto dos membros de sua manada. Além disso, indica maturidade sexual e boa saúde. Por esse motivo, a fêmea tende a preferir os machos com jubas mais densas e escuras.
Os leões são um símbolo de força e coragem e foram reconhecido ao longo da história por essas características que citamos. Eles também representaram a realeza e a majestade, daí seu conhecido apelido de “rei da selva”.
Os antigos egípcios reverenciavam esse felino como uma divindade de guerra devido à sua força, poder e ferocidade, e representações desse animal foram criadas em quase todas as culturas antigas e medievais na faixa histórica (e atual). Também foi materializado em esculturas e pinturas, em bandeiras nacionais, no cinema e na literatura.
Talvez seja por causa de todo esse simbolismo que os leões são mantidos em zoológicos desde a época do Império Romano e representam uma espécie importantíssimo para exibição em zoológicos ao redor do mundo desde o final do século XVIII. Sem dúvida, o pior inimigo desse animal fascinante somos nós.
A alimentação dos leões: hora de caçar
Os leões gostam de relaxar e descansar. Eles passam entre 16 e 20 horas por dia descansando e dormindo, mas quando chega a hora da caça tira partido da sua excelente visão noturna. É 6 vezes mais sensível à luz do que os humanos, o que lhe dá uma grande vantagem sobre algumas presas quando caça à noite.
O rei da selva também é conhecido por ser ganancioso na caça, pois costuma capturar animais mesmo quando não está com fome. Porém, também é famoso por ser um caçador muito inteligente, pelo fato de não ser o mais rápido de todos os felinos.
Incapaz de correr por muito tempo sem respirar, o leão se aproxima de sua presa o mais lentamente possível antes de começar a perseguição. Discreto e agachado perto do chão, ele se certifica de não ser visto ou ouvido para pular no animal caçado muito rapidamente e pegá-lo de surpresa.
Em que consiste a alimentação dos leões?
Os leões adoram carne, comem muitos tipos de animais e podem comer quantidades exorbitantes, segundo a organização Alert. O macho consome em média 7 quilos de comida por dia e a fêmea cerca de 4,5 quilos. Ambos são capazes de consumir até 15% de seu peso corporal em uma sentada.
Quais animais o leão geralmente caça?
Um animal carnívoro obtém suas necessidades de energia e nutrientes de uma dieta baseada em tecido animal, seja por meio de estratégias de predador ou necrófago. No caso dos leões, algumas de suas presas são as seguintes:
- Antílopes.
- Búfalos.
- Zebras.
- Elefantes jovens.
- Rinocerontes.
Hipopótamos, javalis, crocodilos e até girafas costumam servir de alimento para os leões. Além disso, pássaros, lebres, tartarugas, ratos, lagartos, cães selvagens, guepardos e até leopardos também fazem parte do seu cardápio.
Acredita-se que os leões se alimentem a cada 3-4 dias, mas podem ficar mais de uma semana sem comer e, então, pegar uma presa e ingerir até 50 quilos de carne por vez. Uma grande vantagem desse felino é que ele é um predador de ponta, o que significa que caça a maioria dos animais encontrados em seu habitat, mais um motivo para ser rei.
Por outro lado, deve-se notar que nenhum predador caça o leão para comê-lo. No entanto, ele tem alguns inimigos naturais, como as hienas e os guepardos. As hienas competem com eles por comida e frequentemente tentam roubar suas presas.
Estado atual
Durante o período Neolítico, os leões se espalharam pela África, sudeste da Europa, Cáucaso, oeste e sul da Ásia. No entanto, a distribuição da espécie foi reduzida a populações fragmentadas na África Subsaariana e uma população no oeste da Índia.
Por essa razão, esse felino majestoso foi listado como “Vulnerável (VU)” na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) desde 1996. As populações localizadas nos países africanos diminuíram aproximadamente 43% desde o início dos anos 1990.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a alimentação do leão, é hora de deixar de apoiar os maus-tratos contra esses animais e sua manutenção em cativeiro em zoológicos. O rei da selva pertence ao seu habitat natural, como todos os outros animais do planeta.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
ALERT. (s. f.). What do lions eat? (Lions are Carnivores). Recuperado 8 de diciembre de 2021, de https://lionalert.org/what-do-lions-eat/
OneKindPlanet. (s. f.). Lion. Recuperado 8 de diciembre de 2021, de https://onekindplanet.org/animal/lion/
Wikipedia contributors. (2021, 3 diciembre). Lion. Wikipedia. Recuperado 8 de diciembre de 2021, de https://en.wikipedia.org/wiki/Lion#Hunting_and_diet
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.