5 animais que confundimos uns com os outros

Todos os anos novas espécies de animais são descobertas no planeta, e muitas delas têm uma aparência física semelhante.
5 animais que confundimos uns com os outros

Última atualização: 21 julho, 2022

Nosso planeta azul e verde é tão vasto que abriga muitos tipos diferentes de vida no ar, na terra e na água. Existem aproximadamente 7,7 milhões de espécies de animais, das quais quase 12% delas são descritas científica ou formalmente. Basicamente, novas espécies ainda precisam ser descobertas no fundo dos oceanos e nas densas florestas.

De fato, existem alguns animais que confundimos uns com os outros e, em particular, quando há tanta abundância de formas de vida, e desse modo, não é de surpreender que às vezes as pessoas confundam os nomes de certos animais. As informações a seguir esclarecem um pouco da confusão.

1. Confusão entre crocodilo e jacaré

Vamos começar pela família desses animais que confundimos uns com os outros, ou seja, a família Crocodylidae, da ordem Crocodilia, que por sua vez reúne os crocodilos. E a família Alligatoridae, que são jacarés. Há também o gavial, que tem o focinho alongado.

O crocodilo é encontrado na África, na Austrália e em partes da Ásia, e são grandes répteis. Por outro lado, os jacarés habitam a Amazônia, a América Central e a Flórida nos Estados Unidos.

2. Diferença entre um camelo e um dromedário

Praticamente, a diferença está no número de corcovas desses animais. Neste caso, o dromedário (Camelus dromedarius) tem uma única corcova. O camelo (Camelus bactrianus), por outro lado, tem duas corcovas.

Os dromedários têm seu habitat na Península Arábica, com grande capacidade de suportar os ambientes mais quentes do planeta. Por outro lado, os camelos vivem na Ásia Central e têm a capacidade de resistir a ambientes frios.

O rosto de um camelo.

3. Confusão entre onças, guepardos e leopardos

A semelhança desses animais é que eles são felinos. Eles diferem em que onças e leopardos são do gênero Panthera. Em contraste, os guepardos são as únicas espécies vivas do gênero Acinonyx.

Quanto ao seu habitat na natureza, os leopardos estão distribuídos por toda a Ásia e África, e as onças podem ser encontradas em todas as Américas. O guepardo vive atualmente no continente africano, porém, para diferenciar esses animais que confundimos uns com os outros, este último tem uma aparência alongada e é o animal mais rápido do mundo.

4. Diferenças entre coruja e mocho

As corujas fazem parte da família Strigidae e, pela aparência física, o que mais se destaca são os dois tufos de penas na cabeça, que ao mesmo tempo se parecem com as sobrancelhas.

Enquanto o mocho faz parte da família Tytonidae e suas sobrancelhas têm uma aparência mais arredondada. Realmente, é um pequeno detalhe desses animais que confundimos uns com os outros.

5. Confusão entre gambás e doninhas

Por fim, dos animais que confundimos uns com os outros, temos as doninhas, da família Mustelidae e parente das lontras. São animais que têm como hábito a caça. Sua aparência alongada e peluda lhe dá a semelhança de um gambá. Seu habitat comum é na América do Norte e Europa, e existem várias raças.

Em contrapartida, existem os gambás, da família Didelphidae e que são um tipo de marsupial. Eles podem ser encontrados em toda a América e o mais comum é o de focinho pontudo, com pelo branco.

Um gambá espreita.

O segredo está nos detalhes

A lista de animais que confundimos uns com os outros poderia continuar. O importante é se concentrar nos detalhes e em seus hábitos naturais. Além disso, a história evolutiva desses seres vivos desempenha um papel importante na hora de identificar semelhanças e diferenças entre esses animais que nos surpreendem com seu comportamento e beleza peculiares.

Pode interessar a você...
Lagartos e salamandras: semelhanças e diferenças
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Lagartos e salamandras: semelhanças e diferenças

À primeira vista, pode ser fácil confundir lagartos e salamandras. No entanto, são espécies muito diferentes. Eles se diferenciam nos habitats, die...