5 animais para ter em casa

Não só cães e gatos podem nos acompanhar no nosso dia a dia. Na verdade, há uma variedade de animais domesticados que podemos incluir em nossa casa como animais de estimação.
5 animais para ter em casa

Última atualização: 04 agosto, 2022

Ao escolher um animal de estimação, as pessoas geralmente escolhem um cão ou gato como animal de companhia. No entanto, em muitas casas atuais, o espaço vital é muito limitado. Somado a isso, o tempo disponível em alguns casos também limitado, de modo que a atenção a determinados animais que precisam pode ser prejudicada.

Por outro lado, embora o cão e o gato tenham se adaptado às condições em que os seres humanos vivem, há pessoas que não podem tê-los por motivos de saúde ou porque simplesmente não gostam deles.

No entanto, dada a importância e os efeitos positivos dos animais de estimação nos seus tutores, todos devem ter a oportunidade de partilhar e ter um animal de estimação em algum momento da vida.

Neste artigo você encontrará as características e o comportamento de alguns animais de estimação que você pode ter em casa. Tenha em mente que, ao escolher este parceiro de vida, você deve considerar vários aspectos como espaço, tempo disponível ou até mesmo personalidade, com o objetivo de fazer da experiência um momento saudável e maravilhosa para ambos.

Furão

O furão é um pequeno animal que mede cerca de 50 centímetros e pesa entre 1 a 2 quilos na fase adulta. Destaca-se por ser um animal extremamente sociável e carinhoso, principalmente quando se trata de crianças.

Estes pequeninos são cheios de energia e vivem em constante movimento, pelo que você deve proporcionar a eles um ambiente enriquecido com vários objetos que lhes permitam se divertir e fazer exercícios.

É aconselhável manter o furão sob supervisão constante, para que ele não se machuque ou escape por uma janela aberta. Da mesma forma, esses animais se adaptam muito bem a espaços pequenos, desde que tenham algo com o que brincar e se divertir.

Furão: acessórios

Hamster

O hamster é ideal para aquelas famílias que não têm muito espaço em casa ou não têm muito tempo para cuidar de um animal de estimação. É um animal muito pequeno, altamente sociável e se dá muito bem com crianças.

Recomenda-se mantê-los em gaiolas espaçosas nos momentos em que são deixados sozinhos em casa. Isso serve para que o animal não fuja nem se esconda em algum lugar de onde não possa sair mais tarde. Tenha em mente que sua casa deve ser enriquecida com itens de exercício, como rodas de hamster ou pequenas bolas. Da mesma forma, uma limpeza ideal da gaiola deve ser realizada para evitar o desenvolvimento de doenças.

É apropriado integrar o hamster em casa desde cedo para que ele se familiarize com carícias e contato humano.

Coelho

Os coelhos são uma opção muito boa para aquelas casas que têm pouco espaço, como um apartamento. Eles exigem muito pouco cuidado e são muito independentes e calmos. Medem entre 30 a 60 centímetros, embora existam raças menores, como coelhos toy ou anões.

Você pode mantê-los em gaiolas espaçosas ou andando livremente pela casa, mas neste caso pode ser que eles se aliviem dentro de casa. Ao contrário de um cão, os coelhos geralmente não aprendem a esperar para defecar ou urinar quando são levados para passear. Se você optar por mantê-los em gaiolas, deve tirá-los da gaiola pelo menos duas vezes por dia.

É recomendado como animal de estimação em lares com crianças maiores de cinco anos, pois os pequenos podem assustar o coelho ou incomodá-lo ao segurá-lo, pois é um animal muito nervoso.

coelho animal

Porcos em miniatura ou miniporco

Esses animais fantásticos estão se tornando mais comuns em lares ao redor do mundo. Sua popularidade aumentou nos últimos anos, pois, além de serem um animal peculiar, possuem a inteligência de uma criança de 5 anos.

São animais muito sociáveis e afetuosos, por isso são ideais para famílias com crianças. Deve-se levar em conta que eles precisam de um espaço muito bom para se desenvolver. Da mesma forma, alguns podem crescer muito e pesar entre 36 e 72 quilos na idade adulta.

Por outro lado, é necessário ter tempo para educá-los, pois geralmente são muito curiosos e com sua mandíbula poderosa podem causar danos dentro das casas.

Peixes

Se você definitivamente não tem tempo ou espaço suficiente em sua casa, a melhor escolha para você é um aquário com alguns peixes. Estes são os mais calmos dos animais de estimação, mas a sua presença pode oferecer companheirismo e tranquilidade aos seus tutores.

Um bom espaço deve ser adaptado de acordo com o número de peixes que você possui, além de limpar e garantir uma boa qualidade da água no aquário. Da mesma forma, você deve se preparar para oferecer uma dieta adequada.

São ideais para crianças, pois os peixes ornamentais costumam ser muito coloridos e marcantes, deixando os pequenos.

O que fazer com seus peixes ao limpar o aquário

Agora que você conhece outras opções para animais de estimação, é preciso levar em consideração as características e condições de vida necessárias para cada tipo de animal. Você deve escolher aquele que melhor se adapta ao seu estilo de vida, além do tempo e espaço que você tem disponíveis.

Pode interessar a você...
Os animais de estimação precisam de psicólogos?
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Os animais de estimação precisam de psicólogos?

O psicólogo de animais de estimação é um profissional especializado em comportamento animal e no tratamento de distúrbios psicológicos.



    1. Zeitlin H, Brahams D. Editorial: are pets good for our health? The Medico-legal journal. 2019;87(3):105-6.
    2. Johnson-Delaney CA. Ferret nutrition. The veterinary clinics of North America Exotic animal practice. 2014;17(3):449-70.
    3. De Bont R. Hamster numbers: biopolitics and animal agency in the dutch fields, circa 1870-present. History and philosophy of the life sciences. 2021;43(2):50.
    4. Jenkins JR. Rabbit behavior. The veterinary clinics of North America Exotic animal practice. 2001;4(3):669-79.
    5. Köhn F, Sharifi AR, Simianer H. Modeling the growth of the Goettingen minipig. Journal of animal science. 2007;85(1):84-92.
    6. Yanong RP. Nutrition of ornamental fish. The veterinary clinics of North America Exotic animal practice. 1999;2(1):19-42, v.