Bilbo Bolseiro: conheça essa nova espécie de camarão

março 30, 2019
Este pequeno crustáceo foi descoberto recentemente e tem um tipo de pelo em suas patas, daí o nome que se refere ao personagem da saga do Senhor dos Anéis.

O oceano está cheio de seres vivos a serem descobertos. E recentemente um grupo de cientistas europeus descobriu uma nova espécie de camarão da Indonésia e do Oceano Pacífico. Essa espécie ganhou o nome Bilbo Bolseiro por causa de suas patas pequenas e cabeludas. Além disso, segue um estilo de vida semelhante ao dos hobbits.

Conheça o Odontonia Bagginsi

Embora não seja possível encontrar essa espécie de camarão apreciando as paisagens neozelandesas onde foram gravados os filmes de O Senhor dos Anéis, o Odontonia Bagginsi compartilha o estilo de vida particular de Bilbo Bolseiro das mais curiosas formas.

Esta nova espécie de camarão vive nas cavidades de invertebrados marinhos, principalmente aqueles que se  alimentam por meio de um sistema de filtragem. Esse tipo de comportamento é detectado em peixes, crustáceos e até mesmo baleias.

Recomendamos também Ácaros nas orelhas dos cães: como tratá-los

A equipe de cientistas responsável por esta descoberta publicou seu estudo na revista científica Zookeys.

O casal de biólogos marinhos da Universidade de Leiden explicou que haviam descoberto não uma, mas duas novas espécies de camarões tropicais vivendo em simbiose com os tunicados,  uma espécie de cordato nativo da Indonésia.

Nova espécie de camarão
Fonte: http://www.iflscience.com/

Um nome apropriado para esta nova espécie de camarão

Durante a coleta dos espécimes nas ilhas de Tidore e Ternate, em 2009, o principal autor do artigo, Werner de Gier, descobriu que, nas espécies maiores, uma série de pelos poderia ser vista na área dos “pés”.

Por isso, acabou batizando as novas espécies como Odontonia Bagginsi, em honra de Bilbo Bolseiro ou, em inglês, Bilbo Baggins.

A outra espécie foi nomeada Odontonia plurellicola em honra do tunicado Plurella onde foi encontrada. A Odontonia Plurella mede entre 1,3 e 1,55 milímetros de comprimento e vivem em águas rasas.

Enquanto isso, o Odontonia Bagginsi mede cerca de 3,4 milímetros e é encontrada nas águas mais profundas.

Recomendamos também a leitura: 7 cuidados com nossos cães durante o verão

Considerando que o principal descobridor dessas duas espécies ainda não havia terminado o curso de graduação quando encontrou os dois Odontonia, a publicação de seu estudo em um ambiente científico como Zookeys é ainda mais notável, e sua carreira ainda mais promissora.