Os cantores do campo

Ao sair para passear no campo, geralmente somos presenteados com sensações visuais incomparáveis. Mas e quanto aos shows musicais criados por algumas espécies?
Os cantores do campo
Érica Terrón González

Escrito e verificado por a veterinária Érica Terrón González.

Última atualização: 21 dezembro, 2022

Os cantores do campo são os ortópteros, uma ordem de insetos que também são conhecidos como “insetos cantores”. Eles recebem esse nome porque criam coros estridentes que são familiares para aqueles que estão acostumados a passear no campo. Esse tipo de canto é conhecido como estridulação (som estridente) e é típico desses animais.

Existem mais de 19.000 espécies, quase todas tropicais, mas em geral distribuídas por todo o planeta. Pertencem a esse grupo gafanhotos, grilos e locustas.

Aspectos gerais dos cantores do campo

Essa ordem de insetos é composta por duas subordens:

  1. A subordem Ensifera, caracterizada por suas longas antenas, em muitos casos mais longas do que o seu corpo. São comumente conhecidos como grilos.
  2. A subordem Caelifera, que, ao contrário da anterior, possui antenas muito curtas. Inclui gafanhotos e locustas.
Os cantores do campo

Comportamentos curiosos dos cantores do campo

Estridulação

Conforme já mencionamos, uma das características mais notáveis ​​dos ortópteros é a capacidade de estridulação. Na subordem Ensifera, o som é produzido quando esfregam as asas anteriores uma contra a outra.

Por outro lado, entre os Caelifera, existem diferentes adaptações para a estridulação:

  • A família dos acridídeos (gafanhotos e locustas) produz sons ao esfregar o fêmur dos membros posteriores contra uma superfície endurecida nas asas anteriores. Outros emitem sons ao esfregar a borda frontal da asa traseira contra a borda traseira da asa dianteira.
  • A família dos tetigonídeos ou esperanças, com suas antenas estranhamente compridas, esfregam as asas anteriores uma contra a outra.
Os cantores do campo

Cada espécie emite um som peculiar, bem diferente daquele produzido pelas outras espéciesIsso ocorre porque todas essas espécies ‘cantam’ principalmente em um galante convite à fêmea. Assim, é importante que ela possa reconhecer o chamado do macho da sua própria espécie.

Vale ressaltar a notável habilidade desses insetos para emitir sons ultrassônicos não audíveis para os seres humanos.

Gregarismo

O gregarismo é um fenômeno comum em muitos ortópteros. Há espécies nas quais esse comportamento é levado ao extremo, tanto durante os deslocamentos pelo chão (ninfas) quanto pelo ar (adultos), causando danos incalculáveis ​​às plantações.

Exemplos de maior destaque entre os cantores do campo gregários

O gafanhoto-migratório geralmente aumenta de número facilmente e migra formando enormes enxames que exterminam todos os vegetais que encontrarem pelo caminho. Eles formam nuvens colossais que podem chegar a 12,4 bilhões de indivíduos.

Desde a mais remota antiguidade, o ser humano manifesta a existência dessas pragas que, ainda atualmente, constituem um dos problemas mais sérios para a agricultura.

O gafanhoto marroquino (Dociostaurus maroccanus) também causa estragos na agricultura de alguns países, pois sua voracidade não tem limites.

Os cantores do campo

O caso especial dos grilos

Os grilos também são insetos cantores. Assim como os gafanhotos, eles pertencem à ordem dos ortópteros, mas diferem deles porque suas antenas são filiformes e longas.

Ao emitir sons, eles se assemelham às esperanças. E, assim como elas, têm “orelhas” (na verdade, são tímpanos) nas patas dianteiras.

Os cantores do campo

Os cantores do campo têm concorrência?

Os cicadídeos são uma família de insetos pertencentes à ordem Hemiptera. São comumente conhecidos como ‘cigarras’ e são animais cantores.

O canto entoado pelos machos é notável, novamente utilizado para atrair as fêmeas. Esse canto é produzido por um aparelho de estridulação localizado nas laterais do primeiro segmento abdomi nal. Esse órgão consiste em membranas quitinosas, chamadas tímpanos, e sacos com ar que funcionam como caixas de ressonância.

Os cantores do campo

Dizem que a potência do ‘canto’ aumenta conforme as temperaturas sobem. É por esse motivo que as cigarras parecem cantar mais intensamente durante uma onda de calor ou no meio do dia.

Peculiaridades das cigarras

As cigarras põem ovos sem cobertura, geralmente um a um, no chão ou em fendas nas cascas das árvores. Enquanto isso, outras os inserem em caules e folhas, que são perfurados com o oviscapto.

Por outro lado, os acridídeos depositam os ovos em uma cápsula dura ou gomosa, que depois enterram no chão, embora algumas espécies os depositem nos troncos das árvores.

Além disso, outra peculiaridade é que existem espécies de cigarras totalmente carnívoras que capturam lagartas ou outros insetos. E ainda há outras que se alimentam parcialmente de folhas e plantas, completando sua dieta com insetos. 


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.