Logo image
Logo image

Características do langur cinza

5 minutos
Habitam grande parte do subcontinente indiano, em países como Butão, Norte da Índia, China, Paquistão, Sri Lanka e Nepal. São considerados animais sagrados e são comumente conhecidos como Hanuman Langur, em homenagem a esse deus hindu.
Características do langur cinza
Última atualização: 10 agosto, 2020

O langur cinza é encontrado em várias alturas de florestas tropicais de vegetação perene, florestas decíduas secas e úmidas, áreas desérticas, sopé de montanhas e florestas de coníferas de carvalho do Himalaia, entre outras.

Sua capacidade de se adaptar a assentamentos humanos lhes permite viver confortavelmente em áreas de densa população humana, como povoados, cidades, áreas residenciais, áreas turísticas e outros terrenos.

Características do langur cinza

O langur cinza é geralmente um macaco grande, mas seu tamanho corporal, juntamente com o grau de dimorfismo sexual entre machos e fêmeas, varia consideravelmente entre diferentes espécies.

Apesar das variações significativas de tamanho por espécie, o comprimento da cabeça ao corpo dos machos geralmente é de até 75 centímetros, e nas fêmeas de até 65 centímetros. Suas caudas, que são mais longas que seus corpos, ajudam a acelerar sua locomoção por toda a floresta.

Os machos pesam em média 17,7 kg, e as fêmeas 15,8 kg . Eles podem viver até 30 anos em cativeiro e cerca de 20 anos na natureza.

Aparência

O langur cinza tem uma pelagem prateada muito fina e camadas negras nos dedos das mãos e dos pés e nas orelhas. A área ventral ou abdominal pode ter uma coloração branca amarelada, enquanto as costas e os extremidades anteriores têm uma coloração marrom escura.

Some figure

A cabeça e as patas traseiras são de cor creme. As diversas espécies de semnopithecus diferem principalmente pelos níveis de cor escura nas mãos e nos pés, ou pela cor geral e pela presença ou ausência de uma crista.

A dieta do langur cinza

Devido ao seu habitat generalizado, o langur cinza possui uma dieta variada ​​com base na localização, no tipo de habitat, na estação do ano e nas mudanças climáticas. São herbívoros e consomem principalmente folhas, frutas, brotos, flores e insetos.

As comunidades que vivem na mesma vizinhança que os humanos às vezes atacam as plantações e jardins. O langur cinza tem uma flora intestinal única que lhe permite decompor os alimentos ricos em fibras ingeridos ao longo do dia.

Durante os meses de inverno rigoroso, esse primata consome cascas, galhos e coníferas. Apesar das variações no consumo de alimentos, as folhas representam aproximadamente 52-61% de sua dieta, seguidas pelas frutas (15-25%). Eles também podem consumir alguns alimentos humanos, como amendoins, bananas, uvas, biscoitos e alguns tipos de pão.

Comportamento

O langur cinza é um animal de hábitos diurnos, o que significa que são mais ativos durante o dia. Eles passam entre 50% a 80% do dia no solo procurando comida nas florestas. São criaturas arbóreas e terrestres, e às vezes dormem em cavernas.

Seus membros fortes são usados ​​para se locomover nas quatro patas, embora também possam saltar de 3 a 4 metros na horizontal e 10 a 12 metros na descida. Um grupo de langur cinza varia em tamanho de 2 até 90 indivíduos.

Some figure

Os grupos são agonistas entre si e mostram diferentes tipos de comportamentos agressivos. Dentro dos próprios grupos, os sistemas sociais podem ser polígamos, tranquilos e positivos. Em uma situação em que um membro do grupo está doente, o langur cinza tentará reanimá-lo ao se sentar perto ou sobre ele, sacudindo-o ou pulando no abdômen do animal doente.

Curiosidades sobre o langur cinza

O langur cinza tem seu nome derivado do deus hindu, Lord Hanuman. Segundo a mitologia, Hanuman foi um instrumento decisivo na derrota de Ravana pelo Senhor Rama.

Enquanto resgatava a princesa Sita, o rabo de Hanuman pegou fogo. Então, ele enfiou o rabo na boca para apagar o fogo, o que fez escurecer seu rosto, dando uma explicação mitológica para o porquê do langur ter um rosto negro.

Esses primatas são considerados criaturas sagradas e geralmente não são perturbados pelos seres humanos. O langur cinza se automedica e come os ramos de Sterculia urens, uma planta indiana nativa que eles usam para combater os efeitos da dieta rica em estricnina. O Streculia urens é um laxante de prescrição na Inglaterra conhecido como Normacol.

Comunicação

A forma mais comum de comunicação do langur cinza é a vocalização. Existem 19 diferentes vocalizações gravadas, incluindo gritos altos e vários latidos, grunhidos, gritos estrondosos, alarmes e soluços. Seus sacos lanígeros ​​infláveis ajudam a emitir esses chamados barulhentos.

Geralmente, diferentes latidos são ouvidos durante o movimento ou interações agressivas entre os machos adultos, ou quando são capturados por um predador.

Grunhidos e gritos estrondosos são ouvidos principalmente durante interações agonísticas, enquanto chamados de alerta indicam que o perigo está próximo. A maioria dos membros do grupo começa a fazer sons de soluços quando outro grupo aparece.

Reprodução e família

Como os sistemas sociais do Langur cinza são muito variáveis, o acasalamento pode ser poligínico e polígamo. As fêmeas não mostram sinais externos de gravidez e continuam acasalando durante a gestação.

Some figure

Esse comportamento pode ser uma maneira de as fêmeas enganarem os novos machos e prevenir o infanticídio, o que é muito comum quando um novo macho assume o controle de um grupo. O novo macho comete infanticídio em um esforço para matar todos os descendentes do macho anterior, a fim de criar seu próprio grupo mais rapidamente.

Para solicitar o acasalamento, as fêmeas balançam a cabeça, abaixam as caudas e exibem a região anogenital. O período de gestação do langur cinza dura aproximadamente 200 dias.

Enquanto algumas populações se reproduzem o ano todo, outras se alinham com as mudanças nas estações. Nascimentos de apenas um filhote são os mais comuns, porém, em alguns casos, gêmeos também são gerados.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • http://pin.primate.wisc.edu/factsheets/entry/gray_langur/taxon
  • https://www.worldlandtrust.org/species/mammals/southern-plains-grey-langur/
  • https://infogalactic.com/info/Gray_langur

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.