Características do mangabey vermelho
As esperanças de retirar o mangabey vermelho da lista de animais ameaçados estão diminuindo ao longo dos anos. Seu habitat natural se reduz a uma pequena extensão em áreas da Nigéria, de Camarões e do Gabão, mais próximas da costa do Oceano Atlântico.
Como regra geral, áreas de selva e manguezais são os habitats ideais para esse primata, com árvores abundantes para acomodar e proteger os muitos membros que geralmente formam cada grupo, chegando até a 70 exemplares.
Pelagem inconfundível
A família de primatas da classe dos mammalia é enorme, mas poucos são tão fáceis de reconhecer quanto o mangabey vermelho devido à inconfundível tonalidade vermelha que recobre o topo da sua cabeça.
As cores que predominam mais em seu pelo são o cinza e o branco, com uma grande superfície na parte dorsal cinza e uma parte ventral branca que faz o rosto preto com bochechas brancas se destacar.
Seu porte atlético e magro o torna extremamente rápido nas copas das árvores, e a sua enorme cauda o ajuda a equilibrar seu peso corporal, que varia entre 5 a 13 kg. Ao contrário do que acontece com a maioria dos primatas, machos e fêmeas têm peso e tamanho muito semelhantes.
Seu tamanho médio, entre 50 a 75 centímetros, proporciona uma agilidade notável para ele se mover entre os galhos mais finos, e as suas longas extremidades o ajudam nessa tarefa. Essa não é uma espécie fácil de ser capturada por predadores!
Alimentação e comportamento do mangabey vermelho
Sendo um animal onívoro, é um verdadeiro oportunista. Nesse sentido, poucas iguarias da selva são rejeitadas por um mangabey vermelho. As frutas e os caules compõem a maior parte da sua dieta, mas eles também amam sementes, ovos de pássaros e até pequenos invertebrados como lesmas.
Sua mandíbula poderosa permite que ele obtenha os frutos de casca dura mais difíceis, algo que outros competidores não conseguem fazer e que garante uma quantidade de comida que praticamente apenas eles conseguem consumir.
Nos seus numerosos grupos, quem governa são as fêmeas. São elas as responsáveis por estabelecer as hierarquias entre elas e os filhotes, com importantes confrontos para que cada uma ocupe seu lugar.
Os machos são mais dinâmicos e cobrem mais áreas em suas escapadas pelos arredores do núcleo familiar. Entretanto, alguns exemplares masculinos defendem o grupo de maneira mais estática. Eles geralmente marcam o território com gritos poderosos, para que nenhum outro grupo ouse entrar no seu espaço.
Suas habilidades vocais são muito ricas e variadas, um sinal da sua poderosa inteligência. Eles são capazes de se comunicar mesmo que estejam a centenas de metros de distância, mas às vezes os confrontos entre grupos diferentes são inevitáveis.
Programa atual para evitar a sua extinção
A perda de espaço devido ao desmatamento é a principal razão para a redução da sua população, embora também tenha o problema de aparecer no cardápio dos habitantes humanos da área, com uma caça descontrolada que diminui ainda mais a sua população.
A baixa taxa de natalidade também não ajuda a melhorar a situação, pois eles só têm um bebê de cada vez e a gestação dura cerca de 170 dias. O filhote de mangabey vermelho nasce sem pelos e é difícil diferenciá-lo de outros mangabeys até que fique mais velho e seu inconfundível chapéu vermelho comece a florescer.
A idade média desses macacos brincalhões é de 25 a 30 anos, na média do resto dos mangabeys, embora em cativeiro possam facilmente superar essa faixa. Atualmente, o zoológico de Barcelona é um dos principais aliados dessa espécie e é responsável por coordenar a sua situação para evitar a sua extinção.
Evitar a caça furtiva desses tipos de primatas e reduzir a derrubada de árvores em seu habitat seria a salvação de uma das espécies de mangabey mais ameaçadas atualmente, embora a situação atual não seja encorajadora para eles.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.