25 curiosidades sobre os felinos selvagens
Revisado e aprovado por o biólogo Samuel Sanchez
Os felinos são uma família muito grande de mamíferos. No entanto, os que geralmente conhecemos são os gatos domésticos por causa de seu relacionamento com os humanos. Portanto, desta vez queremos propor uma abordagem que abarque mais alguns felinos através de uma lista de curiosidades sobre felinos selvagens.
É muito provável que alguns dos dados que serão mencionados a seguir o surpreenderão. Isso porque, às vezes, a imagem que se mostra no cinema, nas histórias e nas séries sobre esses animais não é totalmente correta. Continue lendo.
25 curiosidades sobre os felinos selvagens
Um dado comum entre todos os felinos é que eles são animais carnívoros e, como indicam os especialistas, são morfologicamente semelhantes: têm focinho curto, rosto redondo, olhos e orelhas grandes e corpo esguio (independente do tamanho).
Além disso, em todas elas destaca-se que possuem uma visão e audição apuradas muito boas. Tudo isso os torna excelentes mamíferos caçadores e os mais reservados quando se trata de capturar suas vítimas.
Agora, vamos nos concentrar nas curiosidades mais surpreendentes de alguns dos felinos selvagens. Para favorecer a compreensão, as curiosidades estão separadas pelas espécies.
Curiosidades do puma
Esses são alguns dos dados que mais chamam a atenção sobre o puma (Puma concolor).
1. São bons saltadores
Os pumas podem ganhar a medalha de ouro nas Olimpíadas de salto felino. São capazes de pular distâncias de até 13 metros de comprimento e em altura chegam a 4,8 metros.
2. É um animal muito comum na América
O puma é o felino selvagem mais amplamente distribuído na América. Espécimes da espécie podem ser encontrados do Canadá à Patagônia. Por falar no Canadá, é lá (na Ilha de Pumas) que se registra o maior número de ataques deste animal contra humanos.
3. Não é capaz de rugir
Esta é uma das curiosidades sobre os felinos selvagens que mais surpreendem: o puma não é capaz de rugir. No entanto, em algumas aparições da espécie no cinema, ele o faz. Contudo, produz um som, que lembrar o choro de uma pessoa.
4. Não faz parte da família dos “grandes felinos”
Talvez seja a sua incapacidade de rugir que o exclui deste grupo, do qual fazem parte outros felinos selvagens bem conhecidos como o leopardo, a onça, o tigre, o leopardo-das-neves e o leão.
Curiosidades do tigre
O tigre (Panthera tigris) pertence à subfamília Panthera, também incluída na família Felidae. Essas são algumas das singularidades que se destacam nele.
5. Em perigo de extinção
Essa é uma das curiosidades sobre os gatos selvagens que gostaríamos que não existisse, mas infelizmente é preciso destacá-la. Durante o século XX, três subespécies de tigres foram extintas: o tigre-de-java, o tigre-de-bali e o tigre-do-cáspio.
Há outro, o tigre-do-sul-da-china, que está enfrentando o desaparecimento completo iminente. Além disso, o tigre-de-bengala (apesar de ser a subespécie mais conhecida) também corre o risco de desaparecer.
6. É o maior felino do mundo
Parece incrível, mas um tigre pode pesar cerca de 380 quilos, sendo, portanto, o maior felino que existe. Além disso, é classificado em terceiro lugar nos maiores carnívoros, apenas superado pelo urso-polar e pelo urso-pardo.
7. As listras de um tigre são como sua impressão digital
Isso significa que as listras de cada espécime são completamente únicas: elas nunca serão iguais. Isso, em cães, acontece com seus narizes. Os padrões corporais do tigre são sua marca registrada.
Curiosidades da onça-pintada
Também conhecida como onça-pintada, o jaguar (Panthera onca) também possui alguns dados dignos de nota. Confira.
8. Suas mandíbulas são sua melhor arma
Costuma-se dizer que, dos felinos, o jaguar é o que tem mandíbulas mais fortes. Graças ao poder que consegue com elas, ele conseguiu desenvolver uma técnica para matar sua presa bastante poderosa: perfura seu crânio com uma mordida.
9. É um predador de alto nível
Uma das curiosidades mais surpreendentes desses felinos selvagens é seu poder predatório: eles podem até caçar um crocodilo! Por causa desse poder, o jaguar é considerado um grande estabilizador de ecossistemas, pois regula a população de espécies no habitat em que se move.
10. Não confunda jaguar com leopardo
Esses dois felinos costumam ser confundidos por sua grande semelhança. No entanto, o jaguar é maior e mais robusto, e suas manchas também são maiores que as do leopardo.
Curiosidades do leopardo
O leopardo, cientificamente conhecido como Panthera pardus, também possui vários fatos curiosos sobre si mesmo. Coletamos alguns abaixo.
11. É um escalador versátil
Leopardos são escaladores profissionais. Não só sobem em árvores perfeitamente, um lugar em que, aliás, se sentem muito confortáveis, como também podem fazer isso carregando presas com o dobro de seu peso.
12. Adapta-se muito bem
Este felino vive em diferentes ambientes com diversas características: é encontrado em áreas da Ásia Central, China, Índia, África Subsaariana e Norte da África. Portanto, é um animal considerado muito adaptável.
13. É a pantera negra
Esta, sem dúvida, é uma das curiosidades sobre felinos selvagens que mais surpreende. Na realidade, a pantera negra como tal não existe como espécie: o felino que muitas vezes é chamado de pantera negra, é na verdade um leopardo negro melanístico.
Curiosidades do leopardo-da-neve
Esses animais são conhecidos como leopardos-das-neves (Panthera uncia) e às vezes são chamados erroneamente de “tigres-das-neves”. Confira a seguir algumas das curiosidades mais surpreendentes destes felinos selvagens.
14. Vive nas alturas
É o felino que vive nas altitudes mais elevadas. Seu habitat natural está localizado em áreas com altitudes que variam entre 2.000 e 6.000 metros acima do nível do mar, em áreas montanhosas inacessíveis. Obviamente, são animais altamente adaptados a esses ambientes e às baixas temperaturas.
15. Caça grandes animais
Os leopardos-das-neves não têm problemas em caçar presas que são incrivelmente maiores do que eles – eles podem lidar com recompensas três vezes seu peso e tamanho. Além disso, quando conseguem um bom pedaço, podem se alimentar dele por 2 a 3 semanas.
16. É muito evasivo
Vivendo em grandes altitudes e em áreas muito inóspitas, este mamífero é bastante difícil de localizar. Além disso, são animais muito solitários que só se juntam para o acasalamento. Por tudo isso, em algumas regiões esse felino é chamado de “fantasma das montanhas”.
Curiosidades do leão
O leão (Panthera leo) também é uma das 5 espécies pertencentes ao gênero Panthera. Estes são alguns fatos surpreendentes sobre o rei da selva.
17. Vivem em estruturas sociais complexas
Seus bandos podem ter até 40 membros: sempre há um macho dominante, junto com um grande número de fêmeas e uma porcentagem menor de leões e filhotes adultos. Entre eles, quem quiser primeiro dominar uma matilha, sempre terá que derrotar o líder em uma luta.
18. São as leoas que caçam
Dentro do rebanho, quem procura comida são as fêmeas. Elas vão caçar em grupo enquanto os machos permanecem guardando o território e o resto dos leões. Além disso, chama a atenção o fato de estarem sempre juntas ao longo da vida.
19. Os leões têm um rugido muito poderoso
O rugido do leão tem grande alcance: pode ser ouvido a até 9 quilômetros de distância. Este “grito” ajuda os espécimes a encontrarem outros da mesma espécie, bem como a marcar sonoramente o seu território.
Curiosidades sobre o guepardo
O próximo felino selvagem cujas singularidades serão apresentadas é o guepardo (Acinonyx jubatus).
20. Nascem com juba e sem manchas
Quando nascem, os filhotes de guepardo são bem diferentes do que serão quando adultos. Isso ocorre principalmente porque eles nascem com uma juba que margeia a cabeça e sem manchas. À medida que crescem, esses pelos desaparecem e dão lugar a sua manchas características.
21. O animal mais rápido
Uma das curiosidades dos felinos selvagens mais conhecidos é que um deles, especificamente o guepardo, é o animal terrestre mais rápido do mundo. Este animal corre a uma velocidade de aproximadamente 113 km/h pode chegar a 72 km/h em 2 segundos.
22. As linhas do rosto do guepardo são muito úteis
Os guepardos têm algumas linhas e manchas pretas que saem de seus dutos lacrimais e descem pelo rosto, o que é muito útil. Por quê? Essas estruturas os ajudam a bloquear a luz do sol, pelo menos até certo ponto.
Levando em consideração que eles preferem sair caçar ao meio-dia, isso é bastante prático para avistarem melhor suas presas sem ficarem cegos pelo sol. Na natureza, mesmo o recurso mais imperceptível tem uma razão de ser.
23. As unhas do guepardo não são retráteis
O guepardo é o único felino que não retrai as unhas. Elas estão sempre expostas, o que lhe dá grandes vantagens nas corridas, pois melhoram a sua tração.
Curiosidades do lince
Finalmente, aqui estão algumas das peculiaridades do lince (Lynx). Dentro desse gênero 4 espécies são diferenciadas.
24. Seu maior predador são os humanos
Tal como acontece com outros felinos, um dos fatos mais tristes sobre os felinos selvagens é que seu maior predador são os humanos. Na natureza, os felinos não têm grandes inimigos, apenas os exemplares mais jovens costumam ser ameaçados por lobos, ursos, pumas ou coiotes.
25. O lince-ibérico: um dos felinos em maior perigo de extinção
As causas que estão a conduzir ao desaparecimento do lince ibérico (Lynx pardinus) são múltiplas: maus-tratos, armadilhas, doenças, falta de comida e outras. É difícil determinar quantos linces-ibéricos ainda existem na Espanha, mas estima-se que sejam cerca de 850 exemplares.
As curiosidades sobre os felinos são infinitas, mas todos compartilham uma série de características que os colocam como parentes diretos. Certamente você viu seu gato refletido em alguns desses dados!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Felidae. Recogido el 12 de agosto en https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7152389/
- Ceballos, G., List, R., Medellín, R., Bonacic, C., Pacheco, J., & Ehrlich, P. R. (2010). Los felinos de América. Cazadores sorprendentes. México. 303p.
- Felidae. Recogido el 12 de agosto en https://es.wikipedia.org/wiki/Felidae#Clasificaci%C3%B3n
- Scott, J., & Aguirre, V. (2006). Diario De Grandes Felinos Leones (1.a ed.). Fondo de Cultura Económica.
- Scott, J. (2006). Diario De Grandes Felinos Leopardos (1.a ed.). Fondo de Cultura Económica.
- Valdivieso, J. R. (2019). Encuentros salvajes: pumas y jaguares. Revista de Biología Tropical, Blog-Blog.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.