Os 10 insetos mais raros do planeta
Os insetos estão na Terra há milhões de anos, então é lógico afirmar que alguns invertebrados se tornaram os insetos mais raros do planeta. A seleção natural favorece o aparecimento de caracteres às vezes exagerados, já que a especialização em um ambiente específico às vezes requer que o corpo do animal seja modificado ao extremo.
As formas, as cores e os comportamentos mais extravagantes conseguiram manter certas espécies vivas contra os predadores mais astutos do mundo animal. Você quer saber os exemplos mais bizarros de insetos marcantes? Nas linhas a seguir, mostramos 10 deles.
1. Formiga-explosiva (Colobopsis explodens)
Recentemente descoberta na selva de Bornéu, essa formiga pertence a um gênero de himenópteros que vivem em árvores, onde as operárias obtêm alimento e abrigo. Existem muitas espécies de formigas desse tipo.
A espécie Colobopsis explodens, porém, tem uma peculiaridade: seu método de defesa consiste em cair sobre o inimigo e “explodir”. Esse inseto destrói seu próprio corpo para liberar suas entranhas, junto com uma substância tóxica que repele predadores.
2. A espécie Bocydium globulare
Para se ter uma ideia, esse inseto parece um anemômetro colocado na cabeça de uma cigarra — ou um cata-vento. O fato é que essas estranhas saliências parecem cumprir a função de enganar os predadores, já que parecem ser estruturas perigosas.
Por muito tempo pensou-se que esse inseto era produto da fantasia de seu descobridor, Alfred Keller.
3. A espécie Heteropteryx dilatata
Esse bicho-pau é um dos maiores, com a peculiaridade adicional de ser bastante pesado e não se camuflar totalmente como um galho. Na verdade, há um dimorfismo sexual evidente nessa espécie. Os machos são marrons, pequenos e mais parecidos com paus e as fêmeas são maiores, verdes e mais parecidas com folhas.
4. Um dos insetos mais raros do planeta: o louva-a-deus-fantasma (Phyllocrania paradoxa)
Seu nome indica perfeitamente sua aparência. O pequeno tamanho, o padrão de cores e as pequenas rugas nas laterais permitem que esse inseto se misture com a folhagem com total tranquilidade. Nas bordas de galhos caídos e arbustos de caule baixo, esse predador espreita suas vítimas.
5. Formiga-panda (Euspinolia militaris)
Não se deixe enganar pelo nome comum: não é uma formiga nem tem nada a ver com um urso-panda. Na verdade, esse inseto é uma vespa da família Mutillidae, caracterizada pelos filamentos peludos que recobrem seu corpo. Apesar de sua semelhança com os simpáticos pandas, essa vespa chilena tem um ferrão poderoso.
6. Mariposa-atlas (Atlas attacus)
Você consegue imaginar uma borboleta maior que o seu rosto? Esse é o caso da Attacus atlas, o maior lepidóptero do mundo, com 30 centímetros de envergadura. É uma espécie que vive na China, na Indonésia e na Malásia.
Além disso, essa espécie se alimenta apenas durante a fase larval. Após a metamorfose, a mariposa-atlas não vive por mais de uma semana.
7. Besouro-girafa (Trachelophorus giraffa)
Seu nome vem do prolongamento da sua cabeça, semelhante ao pescoço de uma girafa. Essa característica é maior nos machos, por se tratar de uma espécie com dimorfismo sexual. Esse “pescoço” não é acidental, pois permite ao besouro-girafa dobrar facilmente as folhas para construir o seu ninho.
8. O besouro Charidotella egregia
Esse besouro é um coleóptero cujas asas têm uma bela cor dourada metálica. O aspecto peculiar desse besouro é que ele pode adquirir uma cor vermelha intensa em situações de estresse, como uma espécie de aposematismo involuntário.
9. O gafanhoto Euconocephalus thunbergii
Esse é um dos insetos mais raros do planeta, que não tem uma morfologia estranha nem conta com métodos de camuflagem absurdos: ele apenas é rosa. Sua coloração é produzida pelo eritrismo, um gene recessivo. Praticamente nenhum espécime do gênero Euconocephalus tem essa cor, então encontrar um desses mutantes é uma verdadeira sorte.
Esse morfotipo de gafanhoto só foi documentado em algumas áreas da Inglaterra e Portugal, sendo muito raro de encontrar.
10. Grilo-toupeira-europeu (Gryllotalpa gryllotalpa)
O grilo-toupeira-europeu é um gafanhoto que se especializou em cavar tocas, de modo que suas patas dianteiras se adaptaram para escavar a terra, especialmente no caso das fêmeas. Além de funcionar como abrigo, permite que os adultos busquem um parceiro com segurança e se alimentem de pequenos insetos e raízes.
Você conhecia esses insetos? Essa é uma boa primeira amostra para despertar sua curiosidade sobre o mundo da entomologia, mas não pense que não existem espécies mais criativas no que diz respeito à sobrevivência. Se você pesquisar, certamente encontrará muitos outros exemplos e se encantará ainda mais com o mundo dos invertebrados.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Main, D. (2019, 15 de abril). Monstruos diminutos del bosque lluvioso. National Geographic.
- Trachelophorus giraffa. (2021). NaturaLista.co. https://colombia.inaturalist.org/taxa/68372-Trachelophorus-giraffa
- Hallan, Joel Kenneth (6 de junio de 2010). «Synopsis of the described Coleoptera of the World» . Biology Catalog de la Universidad de Texas A&M (en inglés). Archivado desde el original el 2021.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.