Os 10 insetos mais raros do planeta

Quando falamos dos insetos mais raros do planeta, é claro que essa lista é insuficiente. Esses invertebrados colonizaram praticamente todos os ambientes, com adaptações incríveis em todos os sentidos.
Os 10 insetos mais raros do planeta

Última atualização: 18 Maio, 2021

Os insetos estão na Terra há milhões de anos, então é lógico afirmar que alguns invertebrados se tornaram os insetos mais raros do planeta. A seleção natural favorece o aparecimento de caracteres às vezes exagerados, já que a especialização em um ambiente específico às vezes requer que o corpo do animal seja modificado ao extremo.

As formas, as cores e os comportamentos mais extravagantes conseguiram manter certas espécies vivas contra os predadores mais astutos do mundo animal. Você quer saber os exemplos mais bizarros de insetos marcantes? Nas linhas a seguir, mostramos 10 deles.

1. Formiga-explosiva (Colobopsis explodens)

Recentemente descoberta na selva de Bornéu, essa formiga pertence a um gênero de himenópteros que vivem em árvores, onde as operárias obtêm alimento e abrigo. Existem muitas espécies de formigas desse tipo.

A espécie Colobopsis explodens, porém, tem uma peculiaridade: seu método de defesa consiste em cair sobre o inimigo e “explodir”. Esse inseto destrói seu próprio corpo para liberar suas entranhas, junto com uma substância tóxica que repele predadores.

 

Uma formiga.

2. A espécie Bocydium globulare

Para se ter uma ideia, esse inseto parece um anemômetro colocado na cabeça de uma cigarra — ou um cata-vento. O fato é que essas estranhas saliências parecem cumprir a função de enganar os predadores, já que parecem ser estruturas perigosas.

Por muito tempo pensou-se que esse inseto era produto da fantasia de seu descobridor, Alfred Keller.

Um dos insetos mais raros do mundo.

3. A espécie Heteropteryx dilatata

Esse bicho-pau é um dos maiores, com a peculiaridade adicional de ser bastante pesado e não se camuflar totalmente como um galho. Na verdade, há um dimorfismo sexual evidente nessa espécie. Os machos são marrons, pequenos e mais parecidos com paus e as fêmeas são maiores, verdes e mais parecidas com folhas.

 

Um bicho-pau em posição de defesa.

4. Um dos insetos mais raros do planeta: o louva-a-deus-fantasma (Phyllocrania paradoxa)

Seu nome indica perfeitamente sua aparência. O pequeno tamanho, o padrão de cores e as pequenas rugas nas laterais permitem que esse inseto se misture com a folhagem com total tranquilidade. Nas bordas de galhos caídos e arbustos de caule baixo, esse predador espreita suas vítimas.

Um grupo de louva-a-deus-fantasma.

5. Formiga-panda (Euspinolia militaris)

Não se deixe enganar pelo nome comum: não é uma formiga nem tem nada a ver com um urso-panda. Na verdade, esse inseto é uma vespa da família Mutillidae, caracterizada pelos filamentos peludos que recobrem seu corpo. Apesar de sua semelhança com os simpáticos pandas, essa vespa chilena tem um ferrão poderoso.

Um dos insetos mais raros do mundo.

6. Mariposa-atlas (Atlas attacus)

Você consegue imaginar uma borboleta maior que o seu rosto? Esse é o caso da Attacus atlas, o maior lepidóptero do mundo, com 30 centímetros de envergadura. É uma espécie que vive na China, na Indonésia e na Malásia.

Além disso, essa espécie se alimenta apenas durante a fase larval. Após a metamorfose, a mariposa-atlas não vive por mais de uma semana.

 

Uma Attacus atlas em uma árvore.

7. Besouro-girafa (Trachelophorus giraffa)

Seu nome vem do prolongamento da sua cabeça, semelhante ao pescoço de uma girafa. Essa característica é maior nos machos, por se tratar de uma espécie com dimorfismo sexual. Esse “pescoço” não é acidental, pois permite ao besouro-girafa dobrar facilmente as folhas para construir o seu ninho.

 

Um besouro-girafa.

8. O besouro Charidotella egregia

Esse besouro é um coleóptero cujas asas têm uma bela cor dourada metálica. O aspecto peculiar desse besouro é que ele pode adquirir uma cor vermelha intensa em situações de estresse, como uma espécie de aposematismo involuntário.

Um lindo besouro.

9. O gafanhoto Euconocephalus thunbergii

Esse é um dos insetos mais raros do planeta, que não tem uma morfologia estranha nem conta com métodos de camuflagem absurdos: ele apenas é rosa. Sua coloração é produzida pelo eritrismo, um gene recessivo. Praticamente nenhum espécime do gênero Euconocephalus tem essa cor, então encontrar um desses mutantes é uma verdadeira sorte.

Esse morfotipo de gafanhoto só foi documentado em algumas áreas da Inglaterra e Portugal, sendo muito raro de encontrar.

 

Um gafanhoto rosa empoleirado na grama.

10. Grilo-toupeira-europeu (Gryllotalpa gryllotalpa)

O grilo-toupeira-europeu é um gafanhoto que se especializou em cavar tocas, de modo que suas patas dianteiras se adaptaram para escavar a terra, especialmente no caso das fêmeas. Além de funcionar como abrigo, permite que os adultos busquem um parceiro com segurança e se alimentem de pequenos insetos e raízes.

Um dos insetos mais raros do mundo.

Você conhecia esses insetos? Essa é uma boa primeira amostra para despertar sua curiosidade sobre o mundo da entomologia, mas não pense que não existem espécies mais criativas no que diz respeito à sobrevivência. Se você pesquisar, certamente encontrará muitos outros exemplos e se encantará ainda mais com o mundo dos invertebrados.

Pode interessar a você...

Baratas: 6 tipos e características
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Baratas: 6 tipos e características

As baratas pertencem a um grupo bastante diverso, que possui mais de 4000 espécies, e são registradas em todo o planeta. Saiba mais aqui!



  • Main, D. (2019, 15 de abril). Monstruos diminutos del bosque lluvioso. National Geographic.
  • Trachelophorus giraffa. (2021). NaturaLista.co. https://colombia.inaturalist.org/taxa/68372-Trachelophorus-giraffa
  • Hallan, Joel Kenneth (6 de junio de 2010). «Synopsis of the described Coleoptera of the World»Biology Catalog de la Universidad de Texas A&M (en inglés). Archivado desde el original  el 2021.