O engolidor negro e suas características
O engolidor negro é uma espécie de peixe da ordem Perciformes e da família Chiasmodontidae. Ele habita as profundezas escuras do mar e seu nome científico é Chiasmodon niger.
O engolidor negro se alimenta de quase qualquer outro animal que atravesse o seu caminho, independentemente do seu tamanho.
Por esta razão, a maioria dos espécimes capturados desta espécie subiram para a superfície porque haviam ingerido presas excessivamente grandes. Isso fez com que eles morressem quando o seu estômago distendido se rompeu.
Características e habitat do engolidor negro
O engolidor negro é um peixe marinho que vive nas zonas mesopelágica e batipelágica, ou seja, entre 700 e 2.750 metros de profundidade.
Ele está presente em grande parte do mundo, já que pode ser encontrado nos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico, sendo que as áreas tropicais são os lugares onde ele pode ser encontrado mais facilmente.
Seu corpo é alongado e preto escuro. Pode medir até 25 centímetros e não possui escamas. Sua mandíbula é grande e extremamente flexível. Sua dentição é composta por muitos dentes com caninos grandes.
As barbatanas do peito são longas. Além disso, também tem duas barbatanas dorsais, a segunda mais longa do que a primeira.
A característica mais notável deste peixe é o seu estômago, que pode se expandir mais do que o dobro do seu tamanho normal.
Graças a isso, é relativamente fácil que ele engula peixes inteiros, maiores do que ele. Suas presas podem ter mais do que o dobro do seu comprimento e 10 vezes o seu peso.
Ele consegue engolir esses peixes grandes devido à extensão de sua mandíbula e de seu estômago que, após a digestão, retorna ao tamanho normal. Às vezes, o engolidor negro engole peixes tão grandes que eles arrebentam o seu estômago.
Na grande variedade biológica do planeta Terra há muitas outras espécies de peixes com a capacidade de engolir presas grandes em relação ao seu tamanho. No entanto, o engolidor negro supera todos eles.
Alimentação e reprodução
Ele geralmente se alimenta de outros peixes muito maiores do que ele. Ele engole a sua presa abrindo a boca e empurrando a presa para o estômago, que pode ser ampliado dependendo do tamanho da presa.
O engolidor negro pode comer outros peixes que tenham 10 vezes o seu tamanho, o que é bastante surpreendente para um peixe tão pequeno.
Tudo isso faz com que a digestão da sua presa dure semanas. Por esta razão, ele permanece vulnerável por muito tempo, já que seu estômago está muito estendido e pode ser rompido por um animal mais mortal do que ele.
As fêmeas do engolidor negro são muito maiores do que os machos. Para procriar, a fêmea é segurada pelo macho graças a sua grande mandíbula.
Sua reprodução é ovípara, isto é, através da produção de ovos, que são arrastados pelas correntes marítimas. Os filhotes do engolidor negro adquirem sua cor característica conforme vão crescendo.
Fonte da imagem principal: https://www.australiangeographic.com.au
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
Mooi, R.D. y J.R. Paxton, (2001). “Chiasmodontidae. Swallowers”. En K.E. Carpenter y V. Niem (eds.) FAO species identification guide for fishery purposes. The living marine resources of the Western Central Pacific. Roma: FAO.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.