O engolidor negro e suas características

agosto 22, 2019
Apesar de seu tamanho pequeno, o engolidor negro é um peixe que é capaz de se alimentar de peixes muito maiores do que ele, o que é possível graças à sua grande mandíbula e à grande elasticidade do seu pequeno estômago.

O engolidor negro é uma espécie de peixe da ordem Perciformes e da família Chiasmodontidae. Ele habita as profundezas escuras do mar e seu nome científico é Chiasmodon niger.

O engolidor negro se alimenta de quase qualquer outro animal que atravesse o seu caminho, independentemente do seu tamanho.

Por esta razão, a maioria dos espécimes capturados desta espécie subiram para a superfície porque haviam ingerido presas excessivamente grandes. Isso fez com que eles morressem quando o seu estômago distendido se rompeu.

Características e habitat do engolidor negro

O engolidor negro é um peixe marinho que vive nas zonas mesopelágica e batipelágica, ou seja, entre 700 e 2.750 metros de profundidade.

Ele está presente em grande parte do mundo, já que pode ser encontrado nos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico, sendo que as áreas tropicais são os lugares onde ele pode ser encontrado mais facilmente.

Seu corpo é alongado e preto escuro. Pode medir até 25 centímetros e não possui escamas. Sua mandíbula é grande e extremamente flexível. Sua dentição é composta por muitos dentes com caninos grandes.

As barbatanas do peito são longas. Além disso, também tem duas barbatanas dorsais, a segunda mais longa do que a primeira.

A característica mais notável deste peixe é o seu estômago, que pode se expandir mais do que o dobro do seu tamanho normal.

Graças a isso, é relativamente fácil que ele engula peixes inteiros, maiores do que ele. Suas presas podem ter mais do que o dobro do seu comprimento e 10 vezes o seu peso.

Ele consegue engolir esses peixes grandes devido à extensão de sua mandíbula e de seu estômago que, após a digestão, retorna ao tamanho normal. Às vezes, o engolidor negro engole peixes tão grandes que eles arrebentam o seu estômago.

Na grande variedade biológica do planeta Terra há muitas outras espécies de peixes com a capacidade de engolir presas grandes em relação ao seu tamanho. No entanto, o engolidor negro supera todos eles.

O engolidor negro e suas características

Alimentação e reprodução 

Ele geralmente se alimenta de outros peixes muito maiores do que ele. Ele engole a sua presa abrindo a boca e empurrando a presa para o estômago, que pode ser ampliado dependendo do tamanho da presa.

O engolidor negro pode comer outros peixes que tenham 10 vezes o seu tamanho, o que é bastante surpreendente para um peixe tão pequeno.

Tudo isso faz com que a digestão da sua presa dure semanas. Por esta razão, ele permanece vulnerável por muito tempo, já que seu estômago está muito estendido e pode ser rompido por um animal mais mortal do que ele.

As fêmeas do engolidor negro são muito maiores do que os machos. Para procriar, a fêmea é segurada pelo macho graças a sua grande mandíbula.

Sua reprodução é ovípara, isto é, através da produção de ovos, que são arrastados pelas correntes marítimas. Os filhotes do engolidor negro adquirem sua cor característica conforme vão crescendo.

Fonte da imagem principal: https://www.australiangeographic.com.au

Mooi, R.D. y J.R. Paxton, (2001). “Chiasmodontidae. Swallowers”. En K.E. Carpenter y V. Niem (eds.) FAO species identification guide for fishery purposes. The living marine resources of the Western Central Pacific. Roma: FAO.