Logo image
Logo image

Lagarto azul de Gorgona

4 minutos
O lagarto azul de Gorgona é um réptil único no mundo devido à sua cor brilhante. Vários pesquisadores já disseram que o seu tom rivaliza com o azul do céu.
Lagarto azul de Gorgona
Última atualização: 31 julho, 2019

O lagarto azul de Gorgona é um réptil único no mundo, que tem sido observado com imensa curiosidade por muitos séculos. Talvez a característica mais impressionante desse réptil seja a sua cor azul brilhante.

Os primeiros pesquisadores, ao observarem o lagarto azul, até disseram que seu tom rivalizava com o azul do céu.

Este incrível réptil vive apenas na ilha de Gorgona, território colombiano no Oceano Pacífico. O nome científico desta espécie é Anolis Gorgonae, embora também seja conhecido como Gorgona blue anole.

A ilha de Gorgona tem uma história muito interessante e seu futuro é incerto. De 1950 a 1984, era uma prisão colombiana de alta segurança. No entanto, atualmente é uma reserva natural que mantém algumas espécies endêmicas únicas no mundo.

Gorgona mantém um ecossistema delicado que deve ser estudado e protegido.

Os lagarto azuis são animais muito indescritíveis, rápidos e raros de encontrar. Por essa razão, os cientistas não conseguiram determinar o número de espécimes existentes atualmente.

Devido ao seu habitat remoto e ao comportamento pouco sofisticado do lagarto azul, os pesquisadores sabem pouco sobre essa espécie.

Características do lagarto azul

O lagarto azul de Gorgona é uma espécie de réptil escamoso que pertence à família Polychrotidae,

Morfologicamente, ele é idêntico ao Anolis Chloris, ou camaleão sul-americano. A única diferença entre eles é a cor: o Anolis chloris é verde brilhante e é encontrado em toda a selva latino-americana.

Os lagartos azuis são lagartos de tamanho médio que podem atingir um comprimento aproximado de cinco centímetros. Seus corpos são inteiramente azuis, e é por isso que eles são uma espécie única.

As fêmeas podem ser facilmente diferenciadas dos machos, pois possuem uma grande bolsa triangular de coloração acinzentada.

As escamas do lagarto azul são incrivelmente finas em relação a outros lagartos latino-americanos. Na área da barriga, as escamas também são pequenas, mas ligeiramente maiores do que nas costas.

Essa distribuição das escamas permite proteger a área do abdômen de qualquer ferida causada por seu movimento ao rastejar. Ao contrário do corpo, a cauda possui grandes escamas que permitem uma fácil movimentação e estabilidade.

Some figure

Ao contrário das fêmeas, os machos são altamente territoriais. Ao sentir a presença de outros machos em seu território, eles podem atacar.

Em geral, o lagarto azul é uma espécie com hábitos diurnos, principalmente após a estação chuvosa.A dieta dos lagartos azuis consiste principalmente em aranhas, gafanhotos, grilos e outros pequenos insetos.

Uma espécie  indescritível

Apesar da beleza dessa espécie, os pesquisadores tiveram muitos problemas observando o lagarto azul em seu habitat natural. Mesmo tendo uma cor muito brilhante, trata-se de uma espécie muito elusiva e difícil de ser observada.

Eles são animais altamente observadores e estão alertas a qualquer possível ameaça próxima. O lagarto azul não costuma ser visto por grandes predadores. Por essa razão, os pesquisadores viram muito poucos lagartos azuis ao explorarem Gorgona.

Em uma das pesquisas mais recentes, da Universidade de Princeton, o grupo de pesquisa foi capaz de encontrar apenas sete espécimes de lagarto azul. É muito difícil tirar conclusões precisas sobre os hábitos e tendências comportamentais de toda a espécie com uma amostra tão pequena.

O lagarto azul de Gorgona está ameaçado?

Especialistas locais não foram capazes de saber com certeza o número total da população do lagarto azul. No entanto, eles estão convencidos de que se trata de uma espécie em extinção. A principal ameaça para o lagarto azul é o desmatamento de seu habitat, na ilha de Gorgona.

Além disso, há a constante ameaça de caçadores ilegais que vendem espécimes a colecionadores de animais exóticos.

Durante a temporada de acasalamento, os machos cortejam as fêmeas exibindo suas gulas. Pouco se sabe sobre a escolha dos parceiros, e os especialistas ainda não sabem exatamente onde os ovos são colocados pela fêmea.

O governo da Colômbia, bem como diferentes grupos de pesquisa e ONGs, estão desenvolvendo planos de conservação para a ilha de Gorgona. Esta ilha não é apenas o habitat do lagarto azul, mas de muitas outras espécies únicas no mundo.

Portanto, declarar Gorgona como um parque nacional é apenas o primeiro passo no caminho da proteção e conservação do meio ambiente local.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


Fotografìas extraídas de https://arquivo.pt/wayback/20090713084853/

y http://news.mongabay.com/2007/0307-blue_anole.html

Imagen principal por Maria Margarita Ramos, graduada de Ecología de la Universidad de Princeton.

Imagen en el texto por Thomas Marent, un fotógrafo reconocido a nivel mundial que visitó la isla de Gorgona solo con el propósito de fotografiar al lagarto azul.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.