Logo image
Logo image

Os 4 maiores tubarões do mundo

4 minutos
Os maiores tubarões do mundo sempre foram animais que chamaram nossa atenção e despertaram nossa curiosidade
Os 4 maiores tubarões do mundo
Última atualização: 14 agosto, 2020

Tudo o que envolve o mundo dos tubarões transmite medo ou, pelo menos, respeito. São animais extraordinários, capazes de percorrer enormes distâncias em busca de presas para afundar seus dentes. Mas os maiores tubarões são aqueles que aparecem nos pesadelos de qualquer surfista.

Os maiores tubarões do planeta

A lista de tubarões é enorme e nem todos são caçadores, como você poderia imaginar inicialmente. O comportamento entre eles é muito diferente, e a fonte de alimento também pode ser radicalmente distinta. De fato, existem alguns que, apesar de sua aparência, são totalmente inofensivos.

Tubarão-tigre

O tubarão-tigre entra totalmente no ranking dos maiores tubarões do mundo, graças aos seus 5,5 metros de comprimento. Seu peso pode chegar a 600 kg, embora já tenham sido encontrados exemplares com medidas maiores que essa.

Some figure

Seu físico espetacular faz dele uma das espécies mais temidas. Sua mandíbula enorme com várias fileiras de dentes aparece em todos os momentos, e o enorme diâmetro do seu corpo revela a incrível força desses animais.

A reputação do tubarão-tigre de ser violento não é muito justificada, pois é um animal com hábitos de caça principalmente noturnos. Ele se alimenta de focas, peixes, outros tubarões e até pássaros que se aproximam demais da água.

Seu nome deriva da cor da sua pele, pois, quando jovens, possuem um padrão listrado nas costas, semelhante ao felino. Quando adulto, esse padrão vai desaparecendo até sobrar pequenas sombras.

Seu habitat principal são as águas tropicais próximas às ilhas do Pacífico, principalmente nos trópicos, onde a temperatura da água é mais quente e há muita comida.

Maiores tubarões do mundo: tubarão-branco

Sem dúvida, esse é o animal mais temido no oceano e o mais perigoso em caso de ataque devido ao efeito devastador de sua mordida. Essa espécie se tornou muito mais conhecida graças à sequência de filmes Tubarão dos anos 70 e 80, nos quais um tubarão-branco era o pesadelo dos protagonistas.

Some figure

O comportamento desse predador magnífico é agressivo, mas ele raramente ataca seres humanos, a menos que o confunda com outro animal, como uma foca. Ao perceber que você não é o que ele pensava, provavelmente vai te deixar em paz. A desvantagem é que o primeiro ataque é geralmente tão voraz que a perda de membros inteiros é comum.

Em relação ao tamanho, as fêmeas são claramente maiores que os machos, com um tamanho entre 4,5 e 6,4 metros para as fêmeas e entre 3,5 e 4,0 metros para os machos.

É o suficiente para perder o fôlego se você avistar um exemplar desse tubarão enquanto dá um mergulho no mar. Apesar disso, essa lenda de tubarão devorador de homens não é justa, pois é um animal bastante seletivo em relação à sua presa e só ataca quando está com fome.

Em todo o mundo, existem muitas espécies marinhas que causam mais ataques aos seres humanos do que o tubarão-branco, mas é difícil de perder a má fama com essa aparência…

Tubarão-elefante

É a segunda maior espécie entre os maiores tubarões do mundo. O tubarão-elefante se destaca por sua boca enorme, que faz com que ele pareça ter saído de um filme de terror, mas nada está mais longe da realidade, pois ele é totalmente inofensivo.

Some figure

O tamanho desproporcional da sua boca tem um motivo: ele se alimenta filtrando toneladas de água por dia para extrair plâncton e outras espécies pequenas que caem em sua rede. Porém, se você o encontrar, seu coração certamente vai acelerar…

Ele chega a medir 10 metros de comprimento e pesa 4 toneladas, fazendo um grande tubarão-branco parecer um animal pequeno. Apesar do seu tamanho, costuma frequentar áreas costeiras, e não é difícil vê-lo a algumas centenas de metros da costa à procura de comida.

Esse tubarão espetacular prefere águas frias, mas perto da superfície. É mais fácil encontrá-lo em áreas distantes do equador, mas também é possível vê-lo em qualquer mar e oceano do planeta.

Maiores tubarões do mundo: tubarão-baleia

Sim, o rei entre os maiores tubarões do mundo é o tubarão-baleia, um peixe capaz de fazer você tremer se o encontrar de perto, mas tão inofensivo quanto um golfinho. De fato, ele se alimenta principalmente de plâncton. Portanto, não é uma ameaça para nós nem para a maioria das espécies no oceano.

Some figure

Suas dimensões fazem com que ele ganhe respeito contra predadores como o próprio tubarão-branco. Ele tem 12 metros de comprimento, o que lhe confere o prêmio de maior peixe do mundo.

Esse tubarão se move por todo o mundo, mas principalmente em áreas próximas ao equador, onde a água é mais quente e mais propensa à presença de plâncton. Embora não seja um grande nadador, ele viaja enormes distâncias todos os anos a uma velocidade lenta de cerca de 5 km/h.

As fotografias de mergulhadores nadando perto desse tubarão são muito famosas. Contudo, embora não ataque os seres humanos, é necessário dar a eles uma margem de espaço razoável, porque levar um golpe de sua cauda pode ser mortal debaixo d’água.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • National Geographic. Por Redacción de National Geographic. Tiburón ballena. Recuperado el 15 de mayo de 2022, disponible en: nationalgeographic.es/animales/tiburon-ballena
  • Rigby, C.L., Barreto, R., Carlson, J., Fernando, D., Fordham, S., Francis, M.P., Herman, K., Jabado, R.W., Liu, K.M., Marshall, A., Pacoureau, N., Romanov, E., Sherley, R.B. & Winker, H. (2019). Sphyrna mokarran. The IUCN Red List of Threatened Species 2019: e.T39386A2920499. https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2019-3.RLTS.T39386A2920499.en.
  • Castillo-Géniz, J. L., Ocampo-Torres, A. I., Shimada, K., Rigsby, C. K., & Nicholas, A. C. (2012). Tiburón bocudo juvenil, Megachasma pelagios, capturado en la costa del Pacífico de México, y su relevancia para la diversidad de los peces condrictios en México. Ciencias marinas, 38(2), 467-474. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185-38802012000300010
  • Instituto de Biología UNAM (2011). Tiburones. Recuperado el 15 de mayo de 2022, disponible en: http://www.ibiologia.unam.mx/peces/tiburon.html

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.