Logo image
Logo image

Mocho-duende: conheça o menor mocho do mundo

4 minutos
Os mochos têm tamanho variável e podem medir até 80 centímetros. Porém, existe uma espécie que se destaca por ser minúscula e atingir 13 centímetros, em média. Conheça-a aqui!
Mocho-duende: conheça o menor mocho do mundo
Georgelin Espinoza Medina

Escrito e verificado por a bióloga Georgelin Espinoza Medina

Última atualização: 22 agosto, 2024

Existem mais de 200 espécies de mochos, aves de rapina noturnas, que podem ser encontradas em grande parte do mundo. Em geral, possuem cabeças grandes, plumagem de cor que lhes permite camuflar-se com o ambiente, olhos marcantes e outras características de destaque. Dentre as variedades existentes, temos um exemplar conhecido por ser o menor mocho do mundo: o mocho-duende.

Essa ave pertence à ordem Strigiformes e à família Strigidae. Seu nome científico é Micrathene whitneyi : única espécie de seu gênero. A seguir detalhamos as características, habitat e outros aspectos, como estilo de vida e estado de conservação dessa ave.

Habitat do mocho-duende

Some figure

A casa do mocho-duende é o continente americano, no sul dos Estados Unidos e do México. O seu habitat é variável e inclui várias áreas:

  • Savanas.
  • Arvoredos.
  • Zonas úmidas.
  • Chaparrais.
  • Desertos das terras altas.
  • Florestas (subtropicais espinhosas e montanhosas perenes).
Pode ocupar locais com limite superior de altura de 2.100 metros acima do nível do mar. Também é encontrada em áreas parcialmente urbanizadas.

Um estudo publicado no Journal of Raptor Research detalhou a preferência de habitat dos mochos-duendes no Refúgio Nacional de Vida Selvagem de Santa Ana, localizado no Texas. A partir dos dados coletados, ficou evidente a predileção por chaparrais em vez de matas ciliares. Além disso, os locais escolhidos apresentaram altas densidades de folhagem.

Características do mocho-duende

Some figure
O mocho-duende se destaca pela marcante cor amarela dos olhos. Crédito: AZ Outdoor Photography/Shutterstock.

O aspecto mais interessante dessa mocho é o seu tamanho, pois é considerada o menor do seu grupo. Isso se deve ao fato de medir de 12,4 a 14,2 centímetros e pesar entre 35 e 55 gramas, segundo o site Animal Diversity Web. Além disso, as fêmeas apresentam proporções maiores que os machos: até 3% no comprimento e 6% na massa corporal.

Essas aves apresentam plumagem críptica em tom marrom-acinzentado, que proporciona camuflagem. Da mesma forma, possui manchas mais claras no dorso e listras castanhas, no sentido vertical, localizadas na região do peito. Entre as características distintivas, temos: a cor amarela da íris, assim como as manchas brancas nas sobrancelhas e asas.

Subespécies

Existem 4 subespécies ou tipos de mochos-duendes reconhecidos, que são as seguintes:

  • M. whitney idonea
  • M. whitneyi sanfordi
  • M. whitneyi whitneyi
  • M. whitneyi graysoni
M. whitneyi graysoni, endêmica da Ilha de Socorro, é considerada extinto, pois não é observada desde 1931.

Comportamento do mocho-duende

São animais noturnos, que apresentam maior dinamismo entre o anoitecer e o amanhecer. Da mesma forma, podem ser migratórios, embora algumas populações tenham uma vida mais sedentária. Sua longevidade é variável, sendo maior em cativeiro. Enquanto em seu ambiente natural seu tempo de vida se estende por cerca de 5 anos, em cativeiro o tempo pode ser estendido até 14 anos.

Alimentação do mocho-duende

Some figure
A Animal Diversity Web afirma que os mochos-duendes caçam suas presas no ar, no solo e na vegetação. Crédito: Ed Schneider/Shutterstock.

Geralmente, é uma espécie insetívora, ou seja, prefere alimentar-se de insetos:

  • Grilos.
  • Mariposas.
  • Besouros.
  • Gafanhotos.

Também incorpora escorpiões em sua dieta, dos quais remove seus ferrões para evitar riscos. Da mesma forma, essa ave pode consumir pequenos mamíferos e alguns répteis, como lagartos e cobras.

Da mesma forma, caçam no solo ou em pleno voo. Com a ajuda das patas, eles pegam suas presas. Além disso, podem esconder ou guardar seus alimentos para consumir posteriormente, nas cavidades das árvores.

Reprodução do mocho-duende

O pequeno mocho-duende tem hábitos monogâmicos. Isso significa que escolhe um parceiro para o resto da vida ou, na sua falta, para a época de acasalamento. A reprodução ocorre anualmente, entre os meses de abril a julho.

O macho é responsável por escolher um local adequado para estabelecer o ninho e atrai a fêmea através de vocalizações altas. Esse local é formado por um antigo buraco numa árvore, deixado por um pica-pau.

Também podem ocupar uma cavidade em um grande cacto.

É comum que a ninhada seja composta por 3 ovos. Porém, o número pode variar entre 1 e 5. A incubação é realizada pela fêmea, enquanto o macho é responsável pela tarefa de alimentação. Os filhotes saem do ninho cerca de um mês após a eclosão, entre 27 ou 28 dias, mas ambos os pais ainda podem ficar atentos aos seus cuidados por mais alguns dias.

Estado de conservação de Micrathene whitneyi

Esse mocho não está ameaçada de extinção. É classificado como “pouco preocupante” de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Isso se deve à sua ampla área de distribuição e à sua grande população, estimada em cerca de 72 mil indivíduos maduros. A destruição do habitat é o principal risco que apresentam, embora não afete gravemente os indivíduos dessa espécie.

Capacidades de camuflagem e caça em pleno voo

Agora você conhece o menor mocho do mundo: o mocho-duende! É um exemplar interessante não só pelo seu tamanho, mas também pela sua plumagem enigmática e pelo seu estilo de vida. Essa pequena ave de hábitos noturnos e alimentação insetívora é capaz de caçar suas presas com a ajuda das patas, seja no ar ou no solo.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.