O que são os peixes elétricos?

setembro 5, 2019
Os peixes elétricos são uma clara evidência da evolução das espécies e de como cada um usa o mesmo recurso em benefício próprio.

Os peixes elétricos têm surpreendido a ciência desde antes da descoberta da eletricidade pelos humanos. Desde a época dos romanos há evidências da existência desses animais, cujas descargas foram utilizadas para fins terapêuticos.

Há muitos peixes que usam a eletricidade no seu dia a dia, e cada um a utiliza para fins específicos: se defender, caçar ou mudar sua visão e nadar sem problemas em águas pantanosas ou à noite.

De qualquer forma, esta é uma ferramenta muito útil que vários peixes desenvolveram, e isso lhes deu uma enorme vantagem sobre seus concorrentes. Portanto, eles prosperaram em todos os mares do mundo.

O que são os peixes elétricos?

Os peixes elétricos são animais que conseguem gerar uma quantidade particularmente poderosa de eletricidade com seus próprios corpos. 

De acordo com o último estudo conduzido por pesquisadores americanos, esses peixes conseguiram converter um músculo simples em um órgão sofisticado capaz de gerar eletricidade.

Peixe elétrico nadando

Esta eletricidade, além de ser uma ferramenta ideal de caça e dissuasão, é perfeita para a comunicação entre alguns espécimes e outros. Por isso, proporciona outra vantagem evolutiva crucial para o desenvolvimento dessas espécies.

A eletricidade em si vem dos músculos. Cada célula muscular é capaz de gerar eletricidade, mas no caso desses peixes, as células perdiam a capacidade de contração e se juntavam em série durante uma evolução de milhões de anos.

Essas células, chamadas eletrólitos, são capazes de gerar tensões muito mais altas que as células musculares normais. A soma em cadeia de milhões destas células cria potências capazes de matar outros peixes no ato.

A enguia elétrica, por exemplo, tem uma capacidade tão intensa de gerar eletricidade que pode produzir descargas mais poderosas do que a de uma rede elétrica doméstica. Isso a transforma em um predador incomparável.

Características dos peixes elétricos

Exemplos peculiares

Os peixes elétricos são divididos em seis grandes famílias, evolutivamente diferenciadas, mas compartilhando muitas semelhanças em sua genética.

O que os difere é em relação ao uso que deram a essa habilidade de gerar eletricidade. Vamos ver algumas das espécies que melhor correspondem a essa qualidade:

  • Tubarões: logo acima de sua boca espetacular, os tubarões possuem eletrorreceptores capazes de captar até mesmo o menor sinal elétrico emitido por qualquer peixe ao seu redor. Como todos os animais transmitem eletricidade, com este mecanismo ele é capaz de detectar a posição e os movimentos de suas presas mesmo na escuridão mais absoluta. O tubarão-martelo é a evolução mais clara do peixe elétrico, já que a sua cabeça é um radar para procurar presas sob a areia. e capta até mesmo o menor impulso elétrico.
  • Raias-elétricas: seu sistema de detecção é muito semelhante ao dos tubarões, com receptores que as fazem encontrar suas presas mesmo quando estão enterradas sob a areia do fundo do mar.
  • Enguias: estas criaturas incríveis estão entre os animais que podem dar as maiores descargas do mundo, comtremores de até 600 volts que deixam suas presas ou seus predadores paralisados.
  • Peixe-elefante: este animal peculiar é caracterizado por um queixo alongado com milhões de receptores de campos elétricos. Este órgão espetacular é essencial para ele, já que ele é praticamente cego e o usa para detectar sua presa. Com essa tromba peculiar, é capaz de diferenciar objetos materiais e animais. Ele pode até mesmo diferenciar entre animais vivos ou mortos. Além disso, eles têm um cérebro muito grande para o tamanho do corpo, o que os torna especialmente inteligentes em comparação a outros peixes.

EUROPA PRESS. Resuelven el misterio de los peces eléctricos. 30 junio de 2014.

  • europapress.es/ciencia/laboratorio/noticia-expertos-resuelven-misterio-peces-electricos-20140630101853.html

Nergiza. Peces eléctricos: sorpresa entre aguas. Anabel, 2 abril de 2014.

  • nergiza.com/peces-electricos-sorpresa-entre-aguas/

Vista al Mar. Impactantes verdades sobre animales eléctricos. 29 junio de 2014.

  • vistaalmar.es/especies-marinas/peces-extranos/4059-impactantes-verdades-animales-electricos.html