O que os porcos comem?

Saber o que os porcos comem é essencial para entender sua biologia e maximizar sua eficiência produtiva nas explorações pecuárias.
O que os porcos comem?

Última atualização: 07 novembro, 2021

O porco é um animal conhecido em todo o mundo, pois abastece as prateleiras dos supermercados e sua carne faz parte de inúmeras receitas. Saber o que os suínos comem na natureza e em cativeiro é essencial, tanto para o conhecimento zoológico quanto para a responsabilidade no âmbito pecuário. Aqui você vai descobrir tudo sobre esse tema.

Os porcos são mamíferos sociais, inteligentes, empáticos, muito apegados aos seus filhotes e com uma memória impressionante. Suas características fascinantes vão além da etologia, pois também se destacam pela adaptabilidade nutricional. Continue lendo se quiser saber mais.

O que são os porcos?

Antes de explorar a dieta desses animais, achamos importante apresentá-los do ponto de vista taxonômico. Os porcos são mamíferos pertencentes à ordem Artiodactyla e à família Suidae, na qual foram categorizadas cerca de 18 espécies de javalis. Seu nome científico é Sus domesticus ou Sus scrofa domesticus, evidenciando que se trata de uma subespécie de javali (simplesmente Sus scrofa).

Os porcos domésticos têm uma cabeça alongada com um focinho muito evidente, que é reforçado por um osso pré-nasal e um disco de cartilagem ao nível labial. O nariz é a estrutura mais distinta dessa espécie, pois atua como um órgão sensorial para obter recursos e é essencial na comunicação. Os porcos escavam a terra constantemente em busca de comida e para socializar com outros de sua espécie.

Falando de seu comportamento, deve-se notar que esses suínos são sociais, mas preferem grupos pequenos. As varas geralmente são compostas por 3 fêmeas, os leitões em desenvolvimento e talvez um macho não pareado (8 a 10 indivíduos no total). Por outro lado, os machos reprodutores adotam uma estratégia de vida solitária e podem se tornar agressivos contra seus coespecíficos.

Em última análise, é importante destacar que os porcos são animais extremamente inteligentes. Eles têm a capacidade de lembrar de seus tutores (e de até 30 outros porcos), cantam canções de ninar para relaxar os leitões, suas hierarquias são muito complexas e superam em muito os cães na resolução de problemas.

Os porcos são sociáveis, inteligentes, empáticos e têm boa memória.

Um porco olhando para a câmera.

O que os porcos comem?

Agora que você conhece a espécie um pouco melhor, estamos prontos para responder à pergunta sobre o que os porcos comem. Para isso, observamos seus ancestrais selvagens (os javalis) e os regimes que eles seguem nas fazendas. Não deixe de ler!

O que os porcos comem na natureza?

Conforme indicado pelo portal Animal Diversity, os espécimes da espécie Sus scrofa são onívoros. Isso significa que eles têm uma dieta generalista e se alimentam de matéria orgânica de origem vegetal e animal. Em qualquer caso, apresentam certa predileção por derivados das plantas, especialmente cereais, frutas, nozes, sementes, raízes e talos verdes.

Além de sua dieta básica, esses animais também consomem esporadicamente ovos de pássaros, carne em decomposição, pequenos roedores, anfíbios, lagartixas, insetos e outros invertebrados. Inclusive, já foram relatados ataques de manadas de javalis contra cabritos e outros mamíferos se a comida escasseia e a oportunidade é dada.

A dieta do porco selvagem varia de acordo com a estação do ano. Seu pico de forrageamento é alcançado à tarde e à noite.

O que os porcos comem nas fazendas?

Conforme indicado pelo site World Animal Protection, os porcos têm um sistema digestivo complexo que aceita uma grande quantidade de comida, mas suas necessidades nutricionais exatas variam dependendo da época do ano, da idade e da raça. Infelizmente, esses fatores não costumam ser levados em consideração nas fazendas de gado, que buscam apenas maximizar seu crescimento.

Existem alguns padrões internacionais para a formulação de rações para suínos. A Fundação Espanhola para o Desenvolvimento da Nutrição Animal (FEDNA) postula as seguintes proporções para alimentar um porco de 20 a 60 kg:

  • Cevada, até 10,8% do peso bruto (PB) da ração.
  • Milho, até 8,1% do PB.
  • Trigo, até 14% do PB.
  • Farinha de soja, até 48% do PB.
  • Soja integral, até 37,4% do PB.
  • Farinha de girassol, até 30% do PB.
  • Outros componentes: fosfato monocálcico, L-lisina, metionina, L-treonina e corretor vitamínico-mineral.

Como você pode ver, toda a porcentagem de proteína que esses mamíferos obtêm em explorações pecuárias vem de matéria vegetal (pois é muito mais barata que a canimal). Além disso, calorias concentradas, antibióticos e fatores de crescimento são geralmente adicionados à ração para promover seu desenvolvimento o mais rápido possível.

Em alguns casos, antibióticos são adicionados à ração preventivamente para minimizar o risco de infecções na fazenda.

Alimentação dos porcos domésticos

Em última instância, queremos dedicar algumas linhas ao cuidado em cativeiro desses animais, pois algumas raças estão se tornando cada vez mais famosas nos lares (como o minipig). Como a disponibilidade de alimentos é muito maior nesse cenário, é possível variar sua dieta com os seguintes ingredientes:

  • Legumes: alface, espinafre, cenoura, brócolis e acelga, entre outros brotos verdes.
  • Frutas: maçã, pera, laranja, melancia, melão, mirtilo e uva, entre outras.
  • Alfafa e feno.
  • Legumes cozidos: lentilha, feijão e grão-de-bico.
  • Proteína animal: ovo cozido e peru, frango e peixe sempre cozidos.
  • Leite desnatado e iogurte.
  • Ração específica para porcos (ou cavalos).

É necessário oferecer uma grande variedade de alimentos aos suínos, pois em seu ambiente natural sua alimentação varia de acordo com a estação do ano e o ecossistema em que vivem. No entanto, tenha em mente que eles não podem comer de tudo: doces, rações para porcos de fazenda, rações para gatos, rações para cães e carnes ou peixes crus são totalmente proibidos.

O focinho de um porco.

Como você pode ver, a resposta à pergunta sobre o que os porcos comem varia muito, dependendo do ambiente em que estiverem. Porém, é possível generalizar e dizer que esses mamíferos são onívoros, embora obtenham mais energia de sementes, oleaginosas e outras matérias vegetais calóricas.

Pode interessar a você...
O javaporco espanhol: o que é e como ele afeta o ecossistema?
Meus Animais
Leia em Meus Animais
O javaporco espanhol: o que é e como ele afeta o ecossistema?

O javaporco espanhol é um híbrido entre porco vietnamita e javali. Sua introdução no ecossistema mediterrâneo pode ser devastadora. Confira!