Tipos de lagartas que podemos encontrar

· março 7, 2019
Com corpos cilíndricos, os diferentes tipos de lagartas podem apresentar diferentes padrões de coloração, que dão informações sobre sua toxicidade ao predador.

As lagartas são as larvas das diversas espécies de insetos que compõem a ordem Lepidoptera, como as borboletas diurnas e noturnas.

No entanto, a terminação também pode ser empregada para designar as larvas de alguns tipos de moscas e escaravelhos. Hoje, vamos conhecer sete tipos de lagartas.

Morfologicamente, as lagartas se caracterizam por ter o corpo cilíndrico, que pode apresentar várias tonalidades.

Ainda que as lagartas tradicionais geralmente sejam brancas ou verdes, elas também podem apresentar padrões diferentes de coloração, que dão informações sobre sua toxicidade ao predador.

Em geral, os tipos de lagartas aposemáticas são as mais atraentes, graças a suas cores vivas e chamativas.

A seguir, vamos falar não só sobre as espécies aposemáticas, mas também sobre os tipos de lagartas mais comuns em todo o mundo.

Os 7 tipos de lagartas mais comuns do mundo

  1. Lagarta machaon

Machaon é um dos tipos de lagartas mais comuns nas plantações. Elas dão origem às borboletas diurnas.

Na verdade, existem várias espécies incluídas nessa grande família chamada machaon. Alimentam-se principalmente de plantas, como erva-doce e arruda, pertencentes à família das umbelíferas.

lagarta machaon

  1. Lagarta Rosca Verde

Essa é outra grande família de lagartas que podem ser facilmente encontradas nas plantações em todo o mundo.

Apesar do nome, esse tipo de lagarta pode apresentar várias cores, como verde, amarelo ou marrom, com ou sem listras.

A espécie mais comum de lagarta rosca é denominada Heliothis armígera. Em geral, concentram-se nos cultivos de plantas solanáceas, como batata, tomate e pimenta. No entanto, também podem se alimentar de feijão, repolho, melancia, melão e até de flores.

lagarta rosca verde

  1. Lagarta Rosca

O tipo de lagarta popularmente conhecido como lagarta rosca pertence ao gênero Agrotis sp. Trata-se de lagartas de tamanho médio, com corpo cilíndrico e pele lista, que podem ser cinzas ou marrons.

Como vivem no solo, geralmente consomem plantas a partir de suas raízes, até depredá-las integralmente.

Essas lagartas podem afetar quase todo tipo de cultivo, desde alface e batatas até frutas e flores, inclusive pimenta, milho, cenoura, nabo, etc.

lagarta rosca

  1. Lagarta da sela (Acharia stimulea)

Sem dúvidas, esse é um dos tipos de lagartas mais chamativas de toda a natureza, ainda que não seja tão comum quanto as anteriores.

Trata-se de uma espécie nativa da América do Norte, mas também pode ser encontrada em alguns países da América Central e Colômbia.

Em suas primeiras etapas de desenvolvimento, essas lagartas são completamente verdes e pouco atrativas. Mas, ao chegar aos estágios mais avançados, seu corpo ganhar desenhos chamativos em verde, marrom e branco.

Além disso, possuem pequenas espinhas ou pelos urticantes que cumprem um papel defensivo, pois ajudam a afugentar os predadores.

lagarta de sela

  1. Lagarta da couve

As lagartas da couve geralmente dão origem às principais espécies de borboleta: Pieris brassicae e Pieris rapae. Em geral, são encontradas facilmente nas hortas, onde se alimentam principalmente de couve.

Essas borboletas são muito parecidas entre si, com cor branca predominante e manchas pretas. Mas, curiosamente, suas lagartas têm diferentes padrões de coloração.

As lagartas que originam as borboletas Pieris brassicae combinam o preto e o amarelo no corpo. Já os tipos de lagarta que dão origem às borboletas Pieris rapae são completamente verdes, e se camuflam facilmente entre as folhas de couve.

lagarta da couve

  1. Roscas verdes ou pardas 

Nesse pequeno grupo de lagartas, encontramos duas espécies principais: Spodoptera littoralis e Spodoptera exígua.

Seu nome popular faz referência à sua principal estratégia de defesa. Essas lagartas se enroscam ao sentirem-se ameaçadas, para proteger-se e despistar os predadores.

Trata-se de lagartas relativamente grandes, que geralmente atuam como predadoras nas plantações.

Sua alimentação pode incluir quase todo tipo de vegetal, com preferência pelos melões, melancias, bananas, pimentas, tomates e alfaces.

roscas verdes pardas

  1. Lagartas Chrysodeixis e Autographa

Esse tipo de lagarta está entre os mais comuns do mundo inteiro, e por isso geralmente é chamado apenas de “lagarta”.

Com esse nome, encontramos várias espécies muito parecidas entre si, entre as quais se destacam a Chrysodeixis chalcites e a Autographa gamma.

Essas lagartas caracterizam-se por seu tamanho grande, e sua coloração total ou majoritariamente verde. Já as borboletas que se originam delas são facilmente reconhecíveis pela crista que possuem atrás da cabeça.

Nas plantações, hortas e campos, atuam como superpredadoras, e comem praticamente tudo o que estiver à disposição. Por isso, são consideradas um dos tipos de lagartas que mais danificam a agricultura.

lagartas